Voltar à Página da edicao n. 417 de 2008-01-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os dois rios vão ser aproveitados para a produção de energia

Água de Ródão e Idanha vai dar energia

Os recursos hídricos dos dois concelhos vão ser aproveitados por uma empresa para produção de energia eléctrica. Uma mini-hídrica e uma barragem surgirão na Idanha, em Ródão serão instalados aproveitamentos hídricos.

> Notícias da Covilhã

A empresa Interpower - Exploração de Energia vai aproveitar os recursos hídricos dos concelhos de Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão para produção de energia eléctrica. O anúncio foi feito pela administração da empresa na passada semana.
No concelho de Idanha-a-Nova vai ser instalada uma mini-hídrica na Ribeira de Oledo e construída uma nova barragem no Rio Torto, enquanto em Ródão serão instalados aproveitamentos hídricos no Rio Açafal e no Rio Ocreza.
Em cada concelho, a potência mínima de produção de energia eléctrica prevista é de oito megawatts (MW), sendo que cada município vai receber parte do valor da facturação anual da produção de energia.
Em Vila Velha de Ródão, a emissão de licenças para os empreendimentos ainda está em curso, mas em Idanha-a-Nova o processo está mais avançado.
"Mesmo que haja atrasos, espero que no próximo Inverno possamos iniciar a produção de energia eléctrica, a partir da Ribeira de Oledo", refere António José Martins, administrador da Interpower.
No caso de Rio Torto, a produção deverá arrancar dentro de três anos, uma vez que o projecto prevê a construção de uma nova barragem com cerca de 70 milhões de metros cúbicos. Para além do aproveitamento eléctrico, o investimento vai também reforçar o abastecimento de água ao concelho, nomeadamente para rega da campina de Idanha-a-Nova. Segundo António José Martins, há outros projectos em estudo, sendo que o investimento total no concelho pode ascender a 50 milhões de euros na próxima década.


Os dois rios vão ser aproveitados para a produção de energia
Os dois rios vão ser aproveitados para a produção de energia


Data de publicação: 2008-01-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior