Voltar à Página da edicao n. 417 de 2008-01-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O novo sistema controla o tráfego automóvel na Serra da Estrela

Novo sistema de controlo automóvel na Serra

No início ano começou a funcionar na Serra da Estrela um novo sistema para controlar a circulação de automóveis e informar os condutores sobre as condições das estradas, anunciou na passada semana a empresa instaladora.

> Notícias da Covilhã

Concebido e implementado pela firma portuguesa Microprocessador para as Estradas de Portugal, o projecto inclui três estações meteorológicas que vigiam em permanência o estado do tempo na montanha.
A informação é exibida em dois painéis informativos, junto à Lagoa Comprida e Piornos, e em seis mapas electrónicos nas principais vias de acesso, que exibem quais os troços que se encontram abertos ou fechados ao trânsito.
Depois de uma fase de testes durante o mês de Dezembro, o sistema está actualmente em pleno funcionamento. "Todos estes equipamentos estão integrados através de um sistema de telecomunicações e são vigiados diariamente a partir de um centro de comando regional, instalado no Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos", esclarece José Semanas, da empresa microprocessador. "O objectivo é contribuir para uma maior segurança rodoviária, sobretudo quando há queda de neve, altura em que se verifica uma maior afluência de visitantes ao ponto mais alto da Serra", acrescenta.
"À excepção das estações meteorológicas, todos os outros equipamentos foram concebidos e produzidos pela Microprocessador, que é também responsável pelas aplicações que controlam o sistema", acrescenta o responsável pela empresa.


O novo sistema controla o tráfego automóvel na Serra da Estrela
O novo sistema controla o tráfego automóvel na Serra da Estrela


Data de publicação: 2008-01-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior