Voltar à Página da edicao n. 417 de 2008-01-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O protocolo foi assinado na passada quarta-feira, 16 de Janeiro

Microsoft desenvolve dois projectos com a UBI

A maior empresa de informática do planeta acaba de assinar um protocolo de colaboração com a Universidade da Beira Interior. Uma parceria que visa o desenvolvimento de duas aplicações informáticas.

> Eduardo Alves

Imagine-se a comandar o seu computador através da voz. Ditar um texto para uma aplicação como o Word e este ser automaticamente escrito pela máquina, ou responder aos seus mail’s, também através da voz, para além de poder chamar aplicações de programas e tudo o que agora faz através do teclado e do rato, tudo através de um comando de voz.
Pois é precisamente este o objectivo de uma investigação que vai ser desenvolvida na Universidade da Beira Interior. Uma actividade que surge da parceira firmada entre a instituição de ensino superior sedeada na Covilhã e a maior empresa da área da informática, a nível mundial, a Microsoft.
José Fernandes, director da Microsoft e responsável pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento e Relação com a Academia esteve na passada quarta-feira, 16 de Janeiro, na reitoria da Covilhã para firmar um protocolo de colaboração entre o gigante informático e a UBI. Um protocolo que conta ainda com duas adendas relativas a projectos desenvolvidos na instituição de ensino. Um deles é precisamente o do processamento da fala, “tanto análise quanto síntese”, explica o responsável. O outro projecto é relativo a um trabalho de investigação que já foi iniciado e que se refere à detenção precoce do cancro da mama.
Segundo as explicações de José Fernandes, um estudante de doutoramento da UBI vai agora poder trabalhar “no laboratório de desenvolvimento da Microsoft Lisboa para o processamento da fala”. “A ideia é passarmos a utilizar a fala para interagir com o computador”, sublinha o director da Microsoft. Algo que já é possível em algumas circunstâncias, nomeadamente com o Windows Vista onde se pode responder ao e-mail só por voz, “ditando um texto e a ordem de responder”. Contudo, “isso são coisas que já existem, mas que ainda não estão perfeitas. O trabalho que agora vai decorrer aqui na UBI passa por aperfeiçoar todo esse tipo de ferramentas”, adianta este responsável. Para além deste processo existe também a possibilidade de desenvolver na Covilhã a versão portuguesa do recente programa Windows Vista.
Uma segunda investigação, que está em curso, diz respeito à prevenção do cancro. “Há já um estudante de doutoramento que está a trabalhar nesse assunto, na Microsoft, em Lisboa”, garante o director da multinacional. Um trabalho desenvolvido no laboratório High-Performance Computing (HPC), que é um laboratório de Computação de Alto Desempenho, que está instalado na capital.
Este trabalho incide numa base de algoritmos que fazem tratamento de imagens de alta resolução. Os métodos que existem hoje “reportam-nos a imagens com menos resolução e logo a detenção não é tão eficaz como aquela que esperamos vir a conseguir alcançar com estes novos algoritmos”, explica Fernandes. Este protocolo contempla também a instalação de um laboratório de investigação em Linguagem Humana na UBI.


O protocolo foi assinado na passada quarta-feira, 16 de Janeiro
O protocolo foi assinado na passada quarta-feira, 16 de Janeiro


Data de publicação: 2008-01-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior