Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 416 de 2008-01-15 |
PS quer que Centro Histórico tenha mais atenção
Após a última sessão de câmara, que decorreu à porta fechada na sexta-feira, 4, Miguel Nascimento, vereador socialista, apontou o dedo à maioria por encontrar o centro da Covilhã “cada vez mais desertificado e envelhecido”.
> Notícias da Covilhã“A Câmara devia dar outra atenção ao Centro Histórico”, defende. E preconiza a implementação de “iniciativas de carácter comercial”, com o envolvimento de vários parceiros, a “construção de habitação a custos controlados”, para que mais jovens venham para o a zona antiga da cidade, e que se crie um “circuito turístico intra-muralhas”. Entre outras sugestões.
“Não é fácil, mas devia ser feita uma tentativa”, advoga o vereador da oposição, para quem “o desenvolvimento do concelho passa pela promoção destes equilíbrios. Para Miguel Nascimento, trata-se de uma “situação conjuntural e estrutural”. “Parece-me que pôr lá um carrocel não é suficiente”, ironiza.
O vereador lembra que já no anterior mandato tinha apresentado um conjunto de propostas, da iniciativa do Governo Civil de então, liderado por Pereira Lopes. “Fiz a sugestão que não foi sequer ouvida”, queixa-se Miguel Nascimento.
Questionado sobre a intenção manifestada no final de 2006, quando disse que a autarquia estava a pensar oferecer uma bebida aos estudantes, para criar o hábito de os trazer a socializar no Pelourinho, ao final da tarde, o autarca diz nunca ter avançado com essa ideia. Mas acrescenta que a dinamização do centro não está esquecida e assegura que estão a ser pensadas medidas que possam reforçar imagem da praça principal da cidade como um ponto de encontro e convívio.
Multimédia