Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Universidade de Aveiro é a primeira a avançar

A assembleia estatutária aprovou proposta de transformação em fundação pública de direito privado. As mudanças necessárias ainda não foram definidas.

> Juliana Gelatti

Aveiro é a primeira Universidade do País a tomar uma resolução antes do prazo previsto e a única a decidir aderir ao novo formato de funcionamento. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou para quinta-feira, 10 de Janeiro, o prazo para a comunicação das decisões. Das 14 universidades, Porto e ISCTE adiaram para o último dia esse comunicado, enquanto que as demais não têm previsão de quando isso será definido ou já rejeitaram o modelo fundacional, negando-se a discutir a sua adoção. O principal argumento destas últimas é de que a lei é vaga.
Helena Nazaré, reitora da UA afirma que a proposta de base foi aceite, entretanto "falta ainda compor o edifício", ou seja, os moldes de funcionamento da universidade como fundação ainda não foram determinados. Ela explica que "o que se trata é de abrir com a tutela uma janela de negociação".
A assembleia é composta por 12 membros, entre eles professores, alunos e membros da comunidade civil, e reuniu-se esta manhã para tomar a decisão, divulgada pela Lusa às 8h52min. No entanto, a reitora prefere não comentar o que foi discutido.
"A Assembleia votou favoravelmente a submissão à tutela do processo para avaliar a transformação da Universidade de Aveiro em fundação pública com regime de direito privado", acrescentou Helena Nazaré.


Data de publicação: 2008-01-11 11:37:16
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior