Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
João Queiróz explica os principais pontos positivos da avaliação feita por Harvard

Harvard destaca saúde da UBI

São vários os pontos positivos que os responsáveis pela escola médica de Harvard apontam à Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. O relatório final da passagem pelas sete faculdades de medicina portuguesas já foi entregue ao ministro do Ensino Superior. Segue-se um protocolo com a instituição norte-americana.

> Eduardo Alves

O modelo da infra-estrutura informática instalada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI foi um dos pontos que mereceu nota “Excelente” por parte dos responsáveis da escola médica de Harvard. Um relatório elaborado pelos docentes da instituição americana destaca também, pela positiva, muitos outros parâmetros.
A 19 de Abril de 2007, dois responsáveis da Harvard Medical School, faculdade sedeada em Boston, estiveram na Covilhã para conhecerem a mais recente escola de medicina de Portugal. Depois da visita pelas restantes instituições universitárias onde se ministram curso desta natureza, os responsáveis regressaram a Boston com o objectivo de produzir um relatório detalhado sobre as características das faculdades portuguesas. Um documento que servirá de base ao acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade de Harvard e que tem por finalidade, a realização de investigações conjuntas e troca de conhecimentos. Um relatório que chega agora às diversas instituições portuguesas e que aponta as conclusões dos dois membros visitantes.
No que diz respeito à Faculdade de Ciências da Saúde, “o documento é bastante positivo”, começa por explica João Queiroz. O presidente da faculdade lembra que está é “uma avaliação externa que veio a confirmar as nossas capacidades”. Este responsável explica quais os principais pontos em destaque na análise feita pelos docentes de Harvard.Para além da infra-estrutura informática instalada, “que classificam de excelente, consideraram também muito positivo e activo o envolvimento da faculdade com os centros de saúde e hospitais da região, a plataforma de ensino muito bem desenvolvida e o Laboratório de Ensino de Habilidades para os alunos”. Elementos que se juntam a muitos outros e que fazem da FCS uma das escolas escolhidas para o desenvolvimento de actividades conjuntas com Harvard.
João Queiróz revela que “em termos gerais, vai haver um programa de cooperação entre as escolas de medicina e os laboratórios de investigação na área clínica em Portugal com a Harvard Medical School, neste caso”. Esta colaboração deverá decorrer, sobretudo, nos programas de doutoramento e de investigação clínica.
Segundo o responsável pela FCS, esta parceria com Harvard servirá também “para uma colaboração no desenvolvimento do currículo em termos de conteúdos das matérias que são leccionadas, principalmente na parte clínica e numa ajuda para a realização da avaliação e garantia da qualidade que está dentro do projecto de medicina da faculdade, e na relação desta com os hospitais”.
Este tipo de parcerias ainda não tem uma calendarização definida. Tudo o que se sabe “é que agora vai ser constituída uma comissão entre as duas entidades, uma parte portuguesa e outra americana e depois se vão desenvolver alguns projectos comuns de acordo com o que já estava previamente assinado e estabelecido com o governo português”, termina Queiroz.

> nelsontx89 @ hotmail . com em 2008-01-09 15:03:49
que bom...espero que nos permitam fazer erasmos para Havard brevemente...seríamos muito bem cotados em termos de carreira profissional e sairíamos certamente com um conhecimento muito abrangente em qualquer ramo da medicina

> valdemar . tomas @ gmail . com em 2008-01-11 11:32:45
Finalmente os portugueses já podem voltar a orgulhar-se de sí próprios, pois alguns de nós já militam na vanguarda dos melhores do Mundo! Parabéns à FCS/UBI


João Queiróz explica os principais pontos positivos da avaliação feita por Harvard
João Queiróz explica os principais pontos positivos da avaliação feita por Harvard


Data de publicação: 2008-01-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior