Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Parque da Goldra tem a sua conclusão adiada devido aos diversos muros que têm de ser construídos

Novo concurso para muros atrasa Parque da Goldra

As obras do Parque da Goldra estão atrasadas. Segundo Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, devido à abertura de um concurso limitado para trabalhos de consolidação em muros, que não estavam previstos no projecto inicial.

> Notícias da Covilhã

Com várias datas previstas para a conclusão das obras, que acabaram sempre por ser adiadas, de acordo com a última previsão esperava-se que os trabalhos do maior parque da cidade estivessem terminados até ao final do 2007.
O espaço de lazer tem cerca de cinco quilómetros de muros. A maior parte de pedra, já que se tentou requalificar o que era possível. No decorrer da obra o empreiteiro apercebeu-se que seria necessário intervencionar mais muros que os que o projectista tinha inicialmente fixado. Mas não se chegou a acordo no que toca aos valores pedidos para esses trabalhos a mais. Por isso foi aberto um concurso limitado para o efeito, explica Carlos Pinto.
“O resto das obras estão a decorrer”, sublinha o autarca. Quando o resultado do concurso for conhecido, os restantes muros, que necessitam ficar com maior solidez, serão alvo de intervenção. “Os prazos estão ultrapassados, mas o orçamento está garantido”, assegura o edil. Quanto à conclusão da obra, diz apenas que estará concluída em 2008, sem adiantar uma data mais precisa.
Considerado uma das bandeiras do Polis, e a última obra do programa de requalificação urbana, o Parque da Goldra representa um investimento de cerca de cinco milhões de euros. No total, está orçado em 7,5 milhões de euros, considerando os valores relativos às expropriações.
Situado entre o pólo principal da universidade e a ponte Mártir-in-Colo, o parque de lazer, nas margens da ribeira da Goldra, vai ter 150 árvores, equipamentos desportivos, de recreio e restauração, ao longo dos quatro hectares. No espaço vai ser possível encontrar, por exemplo, vários jogos em tamanho gigante, paredes de escalada, percursos pedestres e espelhos de água.
Em Julho de 2006 a obra chegou a estar parada, devido ao atraso na transferência de verbas por parte do Governo. Na altura, confrontado com o problema, o empreiteiro decidiu suspender os trabalhos, que foram retomados um mês depois, quando lhe foi explicado que a demora se devia a um problema de saúde grave da pessoa responsável.


O Parque da Goldra tem a sua conclusão adiada devido aos diversos muros que têm de ser construídos
O Parque da Goldra tem a sua conclusão adiada devido aos diversos muros que têm de ser construídos


Data de publicação: 2008-01-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior