Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os deputados de Manteigas adiantam que os túneis têm todos os aspectos positivos

Túneis da Serra melhores que IC’s

A Assembleia Municipal de Manteigas aprova por unanimidade uma moção que defende a construção dos túneis da Serra para aproximar o Interior de Coimbra. Uma opção que, diz, é melhor que os Itinerários Complementares 6, 7 e 37.

> Notícias da Covilhã

A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou na passada semana, por unanimidade, uma moção que defende a construção de túneis na Serra da Estrela como sendo a solução que "melhor serve a região". "Adoptamos como solução fiável, credível e de menor risco a travessia da serra por túnel entre a Covilhã, Gouveia e Seia, com passagem por Manteigas", defendem os subscritores do documento.
Caso a sugestão seja aplicada, a Assembleia Municipal de Manteigas, presidida pelo PSD, considera que "assim se conseguiriam ligar em rede três distritos, Castelo Branco, Guarda e Viseu, agremiando massa crítica e escala espacial e territorial, com distâncias temporais muito inferiores a sessenta minutos".
A posição foi tomada numa altura em que está em curso o processo que o Ministério das Obras Públicas lançou para estudar os eixos viários que irão atravessar o maciço central da Serra da Estrela.
Na proposta estão contemplados os Itinerários Complementares (IC´s) 6 (Coimbra/Covilhã), 7 (Seia/Celorico da Beira), e 37 (Viseu/Seia) mas o Município de Manteigas continua a defender a construção de túneis, a partir de Unhais da Serra (Covilhã), com ligação a Gouveia e Seia, numa extensão de oito quilómetros.
"Defendemos a solução túneis da Serra da Estrela, como a que melhor serve a região", lê-se na moção. "Parece-nos que os nossos argumentos são irrebatíveis. Ainda assim, o maior argumento é que Manteigas sem a existência de túneis perderá a última oportunidade de integrar o futuro, apesar de ser o “Coração da Serra da Estrela” e as suas potencialidades de nada lhe valerão e em nada contribuirão para o desenvolvimento em rede que todos defendemos afincadamente", é referido.
"Entendemos que as acessibilidades em estudo são indispensáveis [IC 6, IC 7 e IC 37]. Sobre os traçados do IC 7 e IC 37 nada temos a opor antes do estudo dos túneis. Quanto ao IC 6, entendemos que o troço entre a Covilhã e Unhais da Serra é inquestionável que seja executado", salienta o documento.
"Quanto ao traçado proposto a partir de Unhais suscitam-se as mais várias reservas, entre as quais a altitude a que se desenvolve, com as inerentes consequências climáticas (neve, gelo, nevoeiro) transformando-o num traçado de risco", sustenta a moção, para defender a construção de túneis. Segundo o mesmo documento, "acresce que, em termos da utilização do espaço, em área de protecção estrita e a própria morfologia do terreno, levarão à necessidade de taludes e movimentação do solo, a todos os níveis predadores da riqueza natural e habitats naturais".
"Ademais - acrescentam -, o concelho de Manteigas fica sem qualquer ligação ao IC 7 e IC 37, pois a EN 232 - Manteigas/Gouveia - tem condições e traçado que envergonham o PRN (Plano Rodoviário Nacional) 2000, como já bastas vezes denunciámos, pelo que ficará mesmo excluído como Município serrano".
"Razões de desenvolvimento sustentável e o estancamento do despovoamento e desertificação humana, mais a possibilidade de “rede” de cidades com dimensão, apontam para que se dê prioridade à solução “túneis” para a Serra da Estrela", é também salientado.
Para a Assembleia Municipal de Manteigas, esta solução, "devolve à parte superior do maciço central a sua vocação turística e levará à sua preservação e sustentabilidade".
"Acabe-se com o estigma do Interior, com um túnel de oito quilómetros e a História nunca poderá esquecer quem o viabilizou", referem os subscritores da moção.
O documento aprovado por unanimidade na última reunião daquele órgão autárquico, vai ser enviada ao Presidente da República, primeiro - ministro, ministro das Obras Públicas e Transportes, presidente da Assembleia da República, entre outras entidades.

> ruicleto @ sapo . pt em 2008-01-09 15:03:37
Julgo que será a melhor solução para aproximar o interior do litoral, permitindo a ligação ininterrupta (mesmo durante Invernos rigorosos), bem como facultar as condições para preservar a região mais alta de Portugal continental, dando ênfase à conservação do meio ambiente. Naturalmente, num concelho envelhecido e a perder em todas as vertentes, como o de Manteigas, seria como que uma "golfada de ar fresco" que permitiria dar o passo para inverter a actual situação.


Os deputados de Manteigas adiantam que os túneis têm todos os aspectos positivos
Os deputados de Manteigas adiantam que os túneis têm todos os aspectos positivos


Data de publicação: 2008-01-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior