Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 415 de 2008-01-08 |
Túneis da Serra melhores que IC’s
A Assembleia Municipal de Manteigas aprova por unanimidade uma moção que defende a construção dos túneis da Serra para aproximar o Interior de Coimbra. Uma opção que, diz, é melhor que os Itinerários Complementares 6, 7 e 37.
> Notícias da CovilhãA Assembleia Municipal de Manteigas aprovou na passada semana, por unanimidade, uma moção que defende a construção de túneis na Serra da Estrela como sendo a solução que "melhor serve a região". "Adoptamos como solução fiável, credível e de menor risco a travessia da serra por túnel entre a Covilhã, Gouveia e Seia, com passagem por Manteigas", defendem os subscritores do documento.
Caso a sugestão seja aplicada, a Assembleia Municipal de Manteigas, presidida pelo PSD, considera que "assim se conseguiriam ligar em rede três distritos, Castelo Branco, Guarda e Viseu, agremiando massa crítica e escala espacial e territorial, com distâncias temporais muito inferiores a sessenta minutos".
A posição foi tomada numa altura em que está em curso o processo que o Ministério das Obras Públicas lançou para estudar os eixos viários que irão atravessar o maciço central da Serra da Estrela.
Na proposta estão contemplados os Itinerários Complementares (IC´s) 6 (Coimbra/Covilhã), 7 (Seia/Celorico da Beira), e 37 (Viseu/Seia) mas o Município de Manteigas continua a defender a construção de túneis, a partir de Unhais da Serra (Covilhã), com ligação a Gouveia e Seia, numa extensão de oito quilómetros.
"Defendemos a solução túneis da Serra da Estrela, como a que melhor serve a região", lê-se na moção. "Parece-nos que os nossos argumentos são irrebatíveis. Ainda assim, o maior argumento é que Manteigas sem a existência de túneis perderá a última oportunidade de integrar o futuro, apesar de ser o “Coração da Serra da Estrela” e as suas potencialidades de nada lhe valerão e em nada contribuirão para o desenvolvimento em rede que todos defendemos afincadamente", é referido.
"Entendemos que as acessibilidades em estudo são indispensáveis [IC 6, IC 7 e IC 37]. Sobre os traçados do IC 7 e IC 37 nada temos a opor antes do estudo dos túneis. Quanto ao IC 6, entendemos que o troço entre a Covilhã e Unhais da Serra é inquestionável que seja executado", salienta o documento.
"Quanto ao traçado proposto a partir de Unhais suscitam-se as mais várias reservas, entre as quais a altitude a que se desenvolve, com as inerentes consequências climáticas (neve, gelo, nevoeiro) transformando-o num traçado de risco", sustenta a moção, para defender a construção de túneis. Segundo o mesmo documento, "acresce que, em termos da utilização do espaço, em área de protecção estrita e a própria morfologia do terreno, levarão à necessidade de taludes e movimentação do solo, a todos os níveis predadores da riqueza natural e habitats naturais".
"Ademais - acrescentam -, o concelho de Manteigas fica sem qualquer ligação ao IC 7 e IC 37, pois a EN 232 - Manteigas/Gouveia - tem condições e traçado que envergonham o PRN (Plano Rodoviário Nacional) 2000, como já bastas vezes denunciámos, pelo que ficará mesmo excluído como Município serrano".
"Razões de desenvolvimento sustentável e o estancamento do despovoamento e desertificação humana, mais a possibilidade de “rede” de cidades com dimensão, apontam para que se dê prioridade à solução “túneis” para a Serra da Estrela", é também salientado.
Para a Assembleia Municipal de Manteigas, esta solução, "devolve à parte superior do maciço central a sua vocação turística e levará à sua preservação e sustentabilidade".
"Acabe-se com o estigma do Interior, com um túnel de oito quilómetros e a História nunca poderá esquecer quem o viabilizou", referem os subscritores da moção.
O documento aprovado por unanimidade na última reunião daquele órgão autárquico, vai ser enviada ao Presidente da República, primeiro - ministro, ministro das Obras Públicas e Transportes, presidente da Assembleia da República, entre outras entidades.
> ruicleto @ sapo . pt em 2008-01-09 15:03:37
Julgo que será a melhor solução para aproximar o interior do litoral, permitindo a ligação ininterrupta (mesmo durante Invernos rigorosos), bem como facultar as condições para preservar a região mais alta de Portugal continental, dando ênfase à conservação do meio ambiente. Naturalmente, num concelho envelhecido e a perder em todas as vertentes, como o de Manteigas, seria como que uma "golfada de ar fresco" que permitiria dar o passo para inverter a actual situação.
Multimédia