Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A cidade da Guarda irá passar a dispor de vários portais on-line

Guarda “on-line” em 2008

Vários portais on-line para utilização por qualquer cidadão vão ser disponibilizados em 2008 pelo projecto Guarda Distrito Digital, em desenvolvimento pela Guarda Digital - Associação Distrital para a Sociedade de Informação.

> Notícias da Covilhã

Segundo Sérgio Duarte, gestor da Guarda Digital, o projecto visa "o desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação, além de criar um conjunto de infra-estruturas para promover o desenvolvimento da região da Guarda". "Outra meta é fazer chegar as tecnologias da informação e da comunicação a toda a população do distrito, modernizando a administração pública local e criando um acesso mais rápido a bens e serviços da região", adianta à Agência Lusa. Sérgio Duarte refere que, com base numa "estratégia de promoção territorial conjunta e sólida", estão a ser desenvolvidos vários portais e serviços on-line, que serão "fundamentais para a promoção do distrito" e que poderão ser utilizados por qualquer cidadão.
A associação irá disponibilizar um portal regional genérico (guarda.pt) que inclui os subportais guarda.pt turismo, guarda.pt empresarial, guarda.pt agro-florestal e guarda.pt Jovem, assim como treze portais autárquicos, cujos domínios serão de gestão dos municípios do distrito (ficando apenas de fora o concelho de Aguiar da Beira, abrangido por um projecto de Viseu). "Neste momento, já estão concluídos os protótipos de todos os portais, com excepção dos autárquicos, que já possuem um protótipo piloto", refere o gestor do projecto, acrescentando que a inauguração do portal guarda.pt está prevista para Fevereiro de 2008.
Segundo Sérgio Duarte, o portal regional "funcionará como uma porta de entrada electrónica para os serviços municipais, regionais, empresariais, turísticos, agro-florestais e, ainda, para um espaço jovem". "O utilizador deste portal encontrará um directório regional de contactos e uma secção de notícias da região sobre os mais diversos conteúdos, como cultura, desporto, sociedade, economia e turismo", explica.
E acrescenta que o utilizador também encontrará "outros factores distintivos, como originais e irresistíveis tentações, chamadas de 'pecados'". "Seleccionámos o que de melhor e mais exclusivo existe na região, no País e no mundo", assegura.
O Guarda Distrito Digital foi iniciado em Maio deste ano e tem como data limite para a sua conclusão o dia 30 de Junho do próximo ano. Os seus promotores já celebraram protocolos com dois parceiros considerados estratégicos - a Microsoft Portugal e a PT Comunicações. A parceria com a Microsoft engloba a criação de 18 portais regionais, dos quais 13 são dos municípios abrangidos, e a disponibilização de licenciamento de software a custos mais vantajosos para os associados, assinalou o gestor do projecto.
O protocolo celebrado com a PT Comunicações visa, segundo Sérgio Duarte, "a implementação de uma plataforma tecnológica e de um Data Center para a região, que vai dispor de serviços de alojamento de sites para a Internet, alojamento de equipamentos e disponibilização de outros serviços". E adianta que estão também a ser assinados protocolos de cooperação com entidades da região, nomeadamente, com o Governo Civil da Guarda, Região Turismo da Serra da Estrela, Arquivo Distrital da Guarda, Museu da Guarda, Clube Escape Livre, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Reserva Natural da Serra da Malcata e Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, entre outras.
O Guarda Digital insere-se no âmbito do programa das Cidades e Regiões Digitais e tem como parceiros 13 municípios: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
O Instituto Politécnico da Guarda, a Associação de Desenvolvimento ADM Estrela, a NERGA - Associação Empresarial da Guarda e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Sabugal são algumas das entidades associadas.
O projecto é financiado pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento e tem um investimento global de 2,9 milhões de euros, sendo que cerca de 70 por cento deste montante é comparticipado por fundos comunitários e o restante pelas entidades aderentes.
A associação Guarda Digital está a funcionar em instalações provisórias na sede da Associação de Desenvolvimento Próraia mas, em breve, será instalada no mesmo edifício do Cybercentro, no Largo da Sé Catedral.


A cidade da Guarda irá passar a dispor de vários portais on-line
A cidade da Guarda irá passar a dispor de vários portais on-line


Data de publicação: 2008-01-08 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior