Voltar à Página da edicao n. 415 de 2008-01-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Biblioteca da Covilhã abre as suas portas às escolas básicas do concelho

Biblioteca da Covilhã leva livros a 500 crianças

A iniciativa surgiu há bem pouco tempo pela mão da Biblioteca e da Câmara Municipal da Covilhã. Uma ideia que tem como objectivo levar livros às crianças que frequentam as escolas básicas do concelho.

> Eduardo Alves

O projecto chama-se “Baú da Biblioteca” e tem como objectivo “promover laços de leitura entre os mais jovens”. Após a primeira fase deste projecto que visa também o desenvolvimento cultural das crianças, a Biblioteca Municipal da Covilhã adianta que foram já distribuídos cinco baús. Cada agrupamento escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho recebeu já um destes conjuntos de livros. Os baús “viajam” palas várias escolas permitindo, desta forma, que 500 crianças tenham contacto directo com alguns livros e com novos modelos de brincadeiras. Depois deste balanço, a Biblioteca Municipal da Covilhã decidiu avançar para uma segunda fase desta iniciativa.
Para assinalar esta transição, os responsáveis pela iniciativa “O Baú da Biblioteca” propuseram aos alunos do 4º ano que fizessem uma dramatização da história do livro eleito entre todos os que se encontram no “fundo do Baú”. A Biblioteca Municipal da Covilhã vai assim transformar-se em palco e receber as representações durante os meses de Janeiro e Fevereiro com a seguinte calendarização: dia 14 de Janeiro, 9.30 horas, Escola de Orjais e às 11 horas a escola de Vale Formoso; dia 16 de Janeiro, às 9.30 a Escola dos Penedos Altos e às 11, a Escola do Canhoso; dia 18 de Janeiro, pelas 9.30 actuam os alunos da Escola do Ferro (Alpendre) e pelas 11, os da Escola do Ferro (Jardim); no dia 21 de Janeiro, pelas 9.30 horas é a vez de tomarem o palco os alunos da Escola de Peraboa; a 23, pelas 9.30, os da Escola das Cortes do Meio e pelas 11 horas os da Escola do Tortosendo; No dia 25, pelas 9.30 horas os da Escola do Dominguiso e pelas 11 horas, os da Escola do Barco; a 28, os alunos da Escola do Peso actuam às 9.30 horas e os da Escola dos Vales do Rio, às 11 horas e no dia 30 os alunos da escola de Verdelhos, às 9.30 e os alunos da Escola “A Lã e a Neve” encerram as actuações de Janeiro.
Para o mês de Fevereiro estão marcadas as actuações dos alunos da Escola da Coutada, dia 8, pelas 9.30 horas; dia 11 seguem-se os de Unhais da Serra, pelas 9.30 horas e pelas 11 horas, os da Escola da Erada; a 13 é a vez dos alunos da Escola do Paul, que actuam pelas 9.30 horas e da Escola do Ourondo, que actuam às 11; Para 15 está marcada a actuação dos alunos das escolas da Barroca Grande, às 9.30 horas e de São Jorge da Beira, às 11; a iniciativa termina no dia 18 de Fevereiro, com a actuação dos alunos das escolas de Casegas, pelas 9.30 e do Sobral de São Miguel, pelas 11 horas.


A Biblioteca da Covilhã abre as suas portas às escolas básicas do concelho
A Biblioteca da Covilhã abre as suas portas às escolas básicas do concelho


Data de publicação: 2008-01-08 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior