Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Universidades resignam-se à lei do tabaco

Com a nova lei do tabaco, foram muitas as alterações no quotidiano dos portugueses. Nas universidades espalhadas pelo país, o cenário não é diferente.

> Carla Dias
> Telma Azevedo
> Susana Galante

Esta quinta-feira foram muitos os estabelecimentos do ensino superior que voltaram ao activo depois das férias de Natal. Neste regresso às aulas, os estudantes universitários confrontaram-se com a proibição de fumar em espaços fechados.
Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o recinto é completamente fechado e por isso é proibido fumar em todos os locais. Alguns alunos definem esta nova lei como “hipócrita e absurda”, pois os fumadores são obrigados a fumar à porta do edifício. Entre os alunos defende-se que podia continuar em vigor o regulamento anterior no qual era permitido o fumo em apenas alguns corredores. A nova lei do Tabaco entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro, e com ela a proibição de fumar em quase todos os espaços públicos. Com esta legislação, quem fumar ou permitir fumar em locais proibidos, pode ser sancionado com uma multa que vai dos 50 euros aos 750 mil euros. A curto prazo, esta norma tem como objectivo proteger os não fumadores de uma involuntária exposição ao fumo do tabaco e, a longo prazo, ambiciona uma redução do número de fumadores.


Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior