Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Este ano, a ESTEBI participa na Eco Marathon

Shell eco – marathon 2008

A Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI) vai participar numa prova organizada pela shell eco-marathon no circuito Nogora em França.

> Marta Soares

Os alunos do curso de especialização em manutenção industrial, nível IV da ESTEBI, concorreram, mais um ano, a esta prova que se irá realizar nos dias 4 a 10 de Maio de 2008, no qual, a pré-inscrição já foi aceite.

O grupo pelo qual vão participar é o urbanconcept na classe de energia solar, em que, devido às propriedades do projecto foi aceite nesta categoria e não na sua homologa que se refere aos protótipos.

A ESTEBI será a única escola portuguesa a apresentar um projecto nesta categoria.

Este projecto vai-se desenvolver nas instalações da ESTEBI, nas quais será criado de raiz com simulação estrutural em programas específicos de design, nomeadamente “ solidworkes” e outros nas fases adjuntas da construção estrutural, eléctrica e mecânica. Vai ser desenvolvido em consonância com a multiplicidade de disciplinas leccionadas no curso no decorrer da sua execução, nomeadamente nas disciplinas de acção directa. Sérgio Santos aluno da mesma afirma “Este projecto vai ajudar-nos muito a nível do desenvolvimento prático do curso ” acrescenta “ Vamos empenhar-nos ao máximo para concluir e quiçá ganhar a prova e trazer o prémio para a Covilhã”.

O desenvolvimento deste projecto tem em conta as regras impostas pela organização da Shell eco-marathon na sua constituição e ergonomia nomeadamente, no seu aspecto visual, visto que, o urbanconcept tende a ter o aspecto semelhante a um carro comum (portas, rodas, faróis…). Para além de que, as suas dimensões e características específicas como o peso são estritamente estabelecidas e caso não sejam cumpridos implicam a desqualificação imediata.

O carro insere-se na classe de energia solar, área ao nível da qual foram realizados vários contactos através de patrocínios, para que, o equipamento, a montagem e as ligações complementares possam ser facultadas para promover a realização do projecto, tanto no ponto de vista técnico e tecnológico como a multiplicidade de elementos existentes, aos quais, se seleccionaram os mais adequados ao projecto base. Relativamente a outros materiais foram realizadas diligencias junto de algumas empresas no sentido de obter apoio financeiro e/ou material para proceder ao desenvolvimento do projecto.


Este ano, a ESTEBI participa na Eco Marathon
Este ano, a ESTEBI participa na Eco Marathon


Data de publicação: 2008-01-01 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior