Voltar à Página da edicao n. 414 de 2008-01-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Boas vindas a 2008

A passagem de ano é vivida intensamente por todo o país, no entanto, a maneira de ser comemorado difere de povoação para povoação.

> Marta Soares

Freches é uma pequena aldeia do distrito da Guarda perdida no coração de Portugal. Nesta adeia, a passagem de ano é vivida com muita alegria não só pela chegada do ano novo mas também porque durante toda a semana anterior, a população comemorou o nascimento do Menino Jesus, tocando durante todas as noites da semana, o sino da Igreja Matriz. Todos os dias se realiza uma missa muito particular em que o Pároco dá o redentor a beijar em forma de adoração.
Para além da parte eucarística, os jovens também fazem uma grande fogueira, bem no centro da aldeia, no largo do cruzeiro, onde a população se reúne durante toda a noite da passagem para um novo ano. Para isso é preciso juntar madeira suficiente para a fogueira dure desde o Natal ao Dia de Reis.
O primeiro dia do ano é um dia muito importante, devido a todo o simbolismo que carregam as semanas anteriores. E é neste dia que o Grupo de Jovens de Freches pede as Janeiras e os Reis, para durante todo o ano poder oferecer prendinhas simbólicas aos meninos mais pequenos nas eucaristias dos dias da mãe e do pai. Os jovens percorrem todas as casas da aldeias durante o primeiro dia do ano . Todas as pessoas esperam ansiosas pela chegada deste grupo que chega cantando as tradicionais canções que toda a gente conhece, transbordando de alegria e boa disposição que alegra sobretudo as pessoas mais idosas que se encontram sozinhas nesta época.






Data de publicação: 2008-01-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior