Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 413 de 2007-12-25 |
Conta a lenda que era hábito do rei D. Dinis deslocar-se, sorrateiramente durante a noite, a Odivelas onde se encontrava com raparigas do seu agrado. Numa noite, desconfiando do que se passava, a rainha decidiu surpreendê-lo durante o caminho e ao encontrá-lo, proferiu as palavras “Ide vê-las, senhor”. Diz-se, então, que “Ide vê-las” sofreu algumas transformações ao longo dos anos, dando origem ao nome actual, Odivelas.
À parte dos mitos, os filólogos concernem ao nome desta cidade uma outra explicação. Decompondo a palavra em dois elementos, “odi” e “velas”, o primeiro elemento significa “curso de água” em árabe, e o segundo elemento é de origem latina, remetendo para as velas dos moinhos de vento. Uma explicação válida já que, ainda hoje, são patentes estes vestígios. Avançando no tempo, foi numa freguesia de Odivelas, Pontinha, que a 25 de Abril de 1974 se instalou o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, instaurando o regime democrático em Portugal. Nos posteriores 25 anos, deu-se um grande crescimento da construção civil em todas as freguesias de Odivelas devido à falta de habitação a preços acessíveis em Lisboa.
Este facto determinou o súbito crescimento da população neste concelho e, consequentemente, desenvolveu uma cidade que outrora era conhecida como um “dormitório” apenas. A sua localização periférica da capital influenciou, durante muitos anos, a evolução do sector empresarial. Actualmente, existe uma tendência positiva na evolução do crescimento económico do concelho ao surgirem grandes infra-estruturas de acessibilidade na região. O sector terciário predomina no concelho, seguindo-se o sector secundário e depois o sector primário, que apesar de escasso ainda existe. As actividades mais representadas no concelho são o comércio, a hotelaria e restauração, a indústria transformadora e a construção civil.
Com um passado profundamente rural e caracterizado por uma concentração habitacional dispersa, Odivelas tem evoluído a olhos vistos. Situado no distrito de Lisboa, o concelho de Odivelas é composto pelas freguesias de Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada, distribuídas numa área de 26,6 km2 e com cerca de 134 mil habitantes. Este concelho faz ainda fronteira com os concelhos de Loures, Sintra, Amadora e Lisboa.
Multimédia