Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 413 de 2007-12-25 |
“Viseu, Minha Terra Natal”
Natal com sabor diferente anima centro histórico de Viseu
> Raquel CarvalhoA cidade de Viseu vestiu-se a rigor, com muita luz e cor, para receber aquela que é a grande festa da família e uma das maiores comemorações do ano em Portugal. Nesta quadra, as ruas iluminam-se, os sons ecoam a cada esquina e são muitas as actividades para todos. A iluminação é um dos pontos de maior orgulho desta quadra.
O centro da cidade apresenta uma cor diferente, mais azul e dourado. As ruas, cada uma com a sua particularidade, dão a esta época natalícia um tom mais aconchegante a quem por nelas passa. O cenário convida a um passeio pela cidade e as casinhas que estão no Rossio, são outro motivo para que a população esteja na rua a celebrar esta quadra.A cidade acolhe ainda mais de duas dezenas de espectáculos, exposições, animações de rua, encontros de artes e iniciativas para as crianças que fazem parte do programa “Viseu a Minha Terra Natal”.
“Vá às compras com o Pai Natal e seja surpreendido no comércio local”. É com este slogan que o Gabinete para a Promoção do Centro Urbano de Viseu (GPCUV) quer neste Natal levar as pessoas a fazerem compras no comércio tradicional, oferecendo a animação de rua. O programa arrancou com a chegada do Pai Natal à cidade, acompanhado por três animadores disfarçados de duendes.
Decorreu ainda o Natal Solidário no Mercado 2 de Maio, onde se recolheram donativos para entregar a instituições que acolhem crianças carenciadas.
Diversas iniciativas prolongam-se até ao final do mês, com destaque para o “Nevão de Natal” que se realizou no domingo, dia 23. Esta foi uma das grandes surpresas que a autarquia preparou para os viseenses. A expectativa e ansiedade por parte dos mais novos eram constantes. No entanto, os mais velhos estavam à espera de mais: “foi uma grande decepção” comentavam as pessoas e ainda muitos se queixaram que esta iniciativa “foi apenas para dinamizar as tasquinhas ” e para “chamar as pessoas para o centro histórico”.
Segundo Gualter Mirandez, presidente da Associação dos Comerciantes do Distrito de Viseu, “a aldeia do Natal está a ter bastante sucesso por parte dos viseenses”. O presidente acrescentou ainda que “a ideia foi muito bem concebida e que promete revolucionar os costumes natalícios dos viseenses.
Multimédia