Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Faculdade de Ciências da Saúde acolheu este evento

Ciências da Saúde recebem Encontro Nacional de Psiquiatria

Meditar, pensar e trocar saberes sobre a sexualidade, constituiu o principal objectivo do XVIII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Organizado pela Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Cova da Beira, o evento reuniu os melhores pedopsiquiatras do País e não só.

> Vânia Rodrigues

O XVIII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência realizou-se entre os dias 5 a 7 de Dezembro na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
A escolha do tema “Sexualidade na Infância e Adolescência” ficou a cargo da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, um dos organizadores do evento. Uma iniciativa que juntou os melhores pedopsiquiatras do país, nomeadamente Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra e sexólogo português, e também “temos alguns convidados estrangeiros importantíssimos, como é o caso do professor Jean Hayez, conhecido pelos seus trabalhos de abuso sexual e maus tratos na infância, e o professor Helander, consultor da Organização Mundial da Saúde”, refere Paula Gonçalves, pedopsiquiatra e docente de Medicina e Psicologia da UBI.
Einar Helander falou acerca do seu novo livro, uma obra que retrata a sua experiência em 147 países com crianças que sofriam de maus-tratos, e possíveis soluções para evitar o flagelo.
“Um encontro que serve para avaliar o que há de novo não só acerca da sexualidade, mas também em áreas da psicoterapia, através dos workshops realizados no primeiro dia”, refere. A Terapia Familiar na Anorexia Nervosa e o Psicodrama na Adolescência foram os temas dos workshops, realizados no Hospital Cova da Beira, reunindo profissionais da área, bem como outras pessoas interessadas no assunto.
Nos dias 5 e 6 foram discutidos os aspectos psicológicos e psiquiátricos, bem como a sua abordagem terapêutica, através da descrição e análise de casos clínicos e do debate de temas.
José Rosa, professor e director do curso de Filosofia da UBI, foi outro dos convidados presentes. “Achámos interessante, devido a um trabalho que desenvolveu acerca do tema Amor, colocá-lo na mesa juntamente com Júlio Machado Vaz”, cita a docente de Medicina, que integra também o Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Cova da Beira, que fez parte da organização deste encontro.
Júlio Machado Vaz, psiquiatra, vice-presidente da Sociedade Portuguesa da Sexologia Clínica e regente da disciplina de Antropologia Médica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, lançou recentemente um livro intitulado “O Amor é…”. Segundo o próprio, “existem muitos amores para além do romântico, por exemplo, o amor entre pais e filhos ou entre amigos. Além disso, também há desamores. Este livro deambula um pouco sobre estes temas.”
A adesão superou todas as expectativas. “Para nós foi assustador, foi uma enchente total! Tivemos que pôr quase o dobro das vagas para os workshops, e até à data ainda recebemos inscrições. Tivemos ao todo 350 inscrições”, finaliza Paula Gonçalves.


A Faculdade de Ciências da Saúde acolheu este evento
A Faculdade de Ciências da Saúde acolheu este evento


Data de publicação: 2007-12-25 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior