Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Um evento organizado pelo projecto

O “carácter” da blogosfera

Foram as segundas conferências sobre Retórica no espaço de um mês. Depois das jornadas “Questões de Retórica Contemporânea”, foi a vez de Michael Kochin se deslocar à UBI para falar de credibilidade nos blogues.

> Helder Filipe Prior

"Ethosblog: Trust and Evidence on the Internet” foi o tema escolhido pelo Labcom para dar continuidade aos amplos debates sobre retórica que têm sido desenvolvidos por este centro de investigação. Desta vez, a escolha recaiu em Michael Kochin, prestigiado investigador da Universidade de Tel-Aviv, que se tem debruçado sobre a problemática da blogosfera. Refira-se que as conferencias, que se realizaram a 6 de Dezembro, decorrem ao abrigo do projecto "Informação e Persuasão na Web" financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Os objectivos passam por fomentar o intercâmbio entre investigadores da UBI e estudiosos de credenciadas universidades estrangeiras. O Labcom aposta, assim, em reunir na Covilhã alguns investigadores que futuramente vão colaborar na edição da primeira revista de retórica do País. " Estamos apostados em trazer à UBI alguns dos mais conceituados investigadores na área da Retórica. Desta forma, esperamos aumentar a mobilidade entre aqueles que se debruçam sobre áreas similares e, ao mesmo tempo, aumentar os nossos próprios conhecimentos pela via da interacção", destaca Ivone Ferreira. A docente de Retórica considera-se "satisfeita" quer com as conferências já realizadas no âmbito deste projecto quer, também, com aquelas que estão já agendadas para 2008. "Estas foram as segundas conferências de retórica que realizámos neste ano lectivo e depois das jornadas Questões de Retórica Contemporânea, que tiveram lugar no dia 9 do mês passado, a comunicação apresentada por Michael Kochin correu como esperado, e também ela estará integralmente disponível na revista Rhêtorikê”.
Refira-se que o docente da Universidade de Tel-Aviv optou por uma abordagem relativamente diferente em relação ao habitual, já que quando se fala em credibilidade nos blogues e em retórica, normalmente aquilo que temos é uma aplicação do ethos (carácter) aristotélico. Contudo, o orador foi um pouco mais além, interligando o carácter e a confiança com o conhecimento que nós próprios temos dos factos. Por outro lado, Michael Kochin sublinha que “existem diferenças importantes” entre a blogosfera americana e israelita, uma vez que em Israel não há blogues verdadeiramente influentes na opinião pública, porque também “não há quem os faça”, salienta. A tese de Kochin atesta que as influências e as características da blogosfera estão mais relacionadas com a dimensão dos países do que, propriamente, com questões culturais. Para os amantes da disciplina, é importante referir que a viragem do ano traz mais debates sobre Retórica à UBI, já que em 2008 deslocam-se à ubi, os professores António Azaustre Galiana, Ian Bogost, Carlos Scolari, entre outros.


Um evento organizado pelo projecto
Um evento organizado pelo projecto "Informação e Persuasão na Web"


Data de publicação: 2007-12-25 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior