Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Diz-me quem convidas, dir-te-ei quem és

> João Canavilhas

Reuniu ontem, pela primeira vez, a Assembleia Estatutária da UBI. Este órgão, que nos próximos meses vai redigir os novos estatutos da UBI, tem como primeira missão escolher as cinco personalidades de reconhecido mérito que faltam na composição da Assembleia.

Embora pareça apenas mais uma etapa no processo de constituição deste órgão, a escolha destes elementos reveste-se de especial importância para as instituições de Ensino Superior. Sabendo-se que algumas das personalidades portuguesas mais prestigiadas são disputadas entre várias universidades, a aceitação de um ou outro nome de relevo dirá muito acerca do prestígio de cada instituição e do caminho que cada uma pretende trilhar.

A escolha de personalidades com uma verdadeira projecção nacional e internacional afigura-se como fundamental para afirmar as escolas no panorama universitário nacional e demonstrar toda a sua capacidade de atracção. Sem grandes nomes, as universidades poderão ser vistas como instituições de segunda linha, com reflexos imediatos na captação de projectos de investigação e até de alunos.

É natural que algumas escolhas recaiam sobre políticos, dada a sua projecção mediática e forte ligação a vários sectores fundamentais da sociedade portuguesa. Porém é preciso não esquecer que a escolha de políticos no activo pode dar lugar a segundas leituras, enfraquecendo a margem de manobra das universidades junto dos governos.

Outro indicador importante é a presença de empresários de renome na Assembleia Estatutária. Sem um representante do mundo empresarial, as universidades afastam-se do país real e fecham-se ao exterior. Com o investimento público em queda livre, o Ensino Superior depende da sua capacidade para encontrar fontes de financiamento alternativas, o que só poderá acontecer se existir uma forte ligação ao tecido empresarial.

Disse e repito: a escolha das personalidades a cooptar para a Assembleia Estatutária não é apenas mais um passo no processo de implementação do RJIES. Os cinco nomes escolhidos dirão muito sobre a imagem actual das instituições e sobre o que pretendem fazer no futuro.


Data de publicação: 2007-12-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior