Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 412 de 2007-12-18 |
Desertuna anima tarde no Lar de São José
A Tuna Académica Masculina da Universidade da Beira Interior, Desertuna, foi convidada a estar presente no Lar de São José para animar os idosos e funcionários que trabalham na instituição.
> Diana LucasA tarde do passado domingo, dia 2 de Dezembro, foi especialmente animada para os idosos e funcionários do Lar de São José. Os rapazes da Desertuna actuaram no refeitório da instituição, já decorado para o Natal.
Enquanto a tuna cantava, a animação reinou. Os idosos dançavam e batiam palmas ao ritmo das músicas académicas escolhidas para aquela tarde. A presença dos Desertuna foi apenas uma das várias actuações que o Lar de São José receberá neste mês de Dezembro. Para além do Grupo de Cantares Covilhanense “A Lã e a Neve”, os idosos poderão ainda contar com a presença do coro de crianças do Oriental de São Martinho, que, todos os anos por esta altura visita o lar.
A par de todas estas actuações, os idosos, com a ajuda de funcionários do lar organizam algumas festas temáticas, onde eles próprios são os protagonistas. Todas estas actividades servem, segundo a animadora cultural do Lar de São José, Graça Aguilar, “para animar os dias dos idosos que adoram dançar, cantar e, principalmente, divertirem-se”.
Da actuação da Desertuna em particular, Graça Aguilar refere que “é uma forma de os ligar à música animada que as Tunas cantam e, ao mesmo tempo, de não permitir que o afastamento entre as classes mais jovens e as classes mais velhas seja cada vez menor”.
Para os elementos da Desertuna, habituados a actuar para um público de uma faixa etária bem diferente, a tarde passada com os idosos foi muito divertida e prometeram voltar para o próximo ano para animar, mais uma vez, a época natalícia daqueles que, apesar da idade, têm um espírito muito jovem.
Multimédia