Voltar à Página da edicao n. 412 de 2007-12-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As urgências do Hospital do Fundão vão começar a fechar à noite

Urgências fechadas a partir da meia-noite

A partir do dia 2 de Janeiro, as urgências hospitalares fecham entre a meia-noite e as oito da manhã. Durante o resto do dia passam a chamar-se “consulta aberta”, sendo apoiadas por uma viatura do INEM.

> Notícias da Covilhã

As urgências hospitalares do Fundão vão fechar entre a meia-noite e as 8:00 e passar a chamar-se "consulta aberta" durante o resto do dia. O anúncio foi feito esta semana pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), João Pedro Pimentel.
A mudança conta com uma nova viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que vai chegar ao Fundão numa data a definir, entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro.
"As mudanças vão ter lugar a partir de 2 de Janeiro", referiu aquele responsável no final de uma reunião na Câmara do Fundão com responsáveis locais pelas estruturas de saúde e o presidente da autarquia, Manuel Frexes (PSD).
O Hospital da Covilhã, que já recebia as urgências do Fundão (asseguradas pelos médicos do Centro de Saúde local) sempre que necessário, passará a ser o destino obrigatório durante a noite.
A nova viatura do INEM não se restringe ao período nocturno. Vai funcionar 24 horas por dia com uma equipa de 10 pessoas em rotação, garantindo dois técnicos paramédicos disponíveis para prestarem suporte básico de vida. João Pedro Pimentel acredita que o atendimento de casos de urgência, nomeadamente durante a noite, "será mais rápido" com a deslocação directa para o Hospital da Covilhã. "Não me parece que haja perdas para o Fundão. Pelo contrário, acho que há mais uma viatura, a somar às ambulâncias que já existem dos bombeiros", sublinha aquele responsável.
Durante o dia, as urgências são lugar à "consulta aberta a doentes agudos". Uma mudança de nomenclatura para permitir que "sete a oito médicos" que poderiam ser dispensados de praticar urgências, por terem mais de 50 anos, "possam continuar ao serviço".
Explicações prestadas por João Casteleiro, presidente do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), do qual o hospital faz parte, e Neves Costa, director do Centro de Saúde do Fundão. Muda o nome, mas na prática, "durante o dia, continua tudo na mesma", sublinharam aqueles responsáveis juntamente com Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão. "A nossa preocupação era que estas mudanças decorressem sem turbulências para a população e é isso que vai acontecer", realça o autarca.
Manuel Frexes e João Pedro Pimentel remeteram para o mês de Janeiro a apresentação de um reforço de serviços da unidade de saúde, nas áreas da convalescença e medicina paliativa.


As urgências do Hospital do Fundão vão começar a fechar à noite
As urgências do Hospital do Fundão vão começar a fechar à noite


Data de publicação: 2007-12-18 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior