Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As Moçoilas na ilha de São Miguel

Moçoilas trazem prémios de festival nos Açores

A tuna feminina da UBI, as Moçoilas, foi aos Açores participar no IV Insula onde recebeu três prémios

> Manuel Bogalheiro

Melhor pandeireta”, “Melhor instrumental” e “Tuna mais tuna” foram os três prémios que as Moçoilas trouxeram da participação no IV Insula, o Festival de Tunas dos Açores. A tuna da UBI foi mesmo a mais premiada do festival que decorreu dia 2 de Dezembro na Ilha de São Miguel e é organizado, anualmente, pela tuna açoriana “Tuna com elas”.
Cláudia Antunes
, moçoila-mor da tuna, não esconde a alegria ao falar dos prémios ganhos reconhecendo que são dos mais importantes nos festivais de tunas. Para a chefe de tuna, o prémio “Tuna mais tuna” é mesmo dos prémios mais gratificantes pois “recompensa todo o espírito da tuna, aquilo que é a sua vida e animação dentro, mas também e tão importante, fora de palco”. Já o prémio “melhor pandeireta”, deve-se na opinião da moçoila-mor, “à conjugação” que as pandeiretas da tuna Sofia Pires, Mara Gonçalves e Sara Diogo “fizeram das várias componentes da pandeireta numa tuna: coreografia, desempenho técnico, acompanhamento da música e animação da actuação e do público”. O prémio de “melhor instrumental” foi atribuído a “Covilhã, cidade neve”, música tradicional da cidade que teve arranjos musicais das Moçoilas. Para Cláudia Antunes, também conhecida no meio académico como “Estrela”, este prémio também constituiu uma alegria especial pois “um dos principais intuitos das Moçoilas, e que já é uma imagem de marca, é mesmo valorizar e divulgar a tradição musical e popular da Covilhã e das beiras”. Além dos prémios ganhos, a chefe de tuna não esquece também o espírito académico de animação do IV Insula onde destaca o convívio com as outras tunas, que apesar de característico dos festivais de tunas foi, particularmente, especial nos Açores.
A viagem aos Açores surgiu do convite da tuna “Tuna com elas” que participara no festival organizado pelas Moçoilas em Maio VII FATUBI.

 


 


As Moçoilas na ilha de São Miguel
As Moçoilas na ilha de São Miguel


Data de publicação: 2007-12-11 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior