Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O secretário-geral da CGTP-IN apresenta a sua obra na UBI

Carvalho da Silva apresenta livro na UBI

O livro “Trabalho e Sindicalismo em tempo de Globalização – Reflexões e Propostas” de Manuel Carvalho da Silva, vai ser apresentado na UBI, hoje, terça-feira, 11 Dezembro, pelas 18.30 horas, no anfiteatro Padre Videira Pires, da Unidade de Ciências Sociais e Humanas.

> Eduardo Alves

Uma sessão de apresentação do livro que tem por base a tese de doutoramento de Carvalho da Silva vai decorrer na UBI e contará com a presença do autor. A apresentação da obra estará a cargo de Maria João Simões e Luís Lourenço, ambos docentes da UBI, juntamente com o director do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro.
Manuel Carvalho da Silva apresenta uma investigação sociológica de fôlego, assente, por um lado, na sua experiência de trabalhador e de sindicalista, adquirida em vivências e processos de acção sindical com milhares de trabalhadores e, por outro, num vasto referente empírico e numa ampla análise científica que lhe permitiu abordar um leque alargado de temáticas relacionadas com o sindicalismo na actualidade. Partindo da observação dos percursos de três empresas, Carvalho da Silva analisa o predomínio das grandes estratégias empresariais sobre a evolução dos objectivos de uma empresa, e desenvolve o estudo de fecundos processos sociais, quer na evolução da CGTP-IN quer da Confederação Europeia de Sindicatos.
Manuel Carvalho da Silva nasceu em Viatodos, Barcelos, em 1948, no seio de uma família de pequenos agricultores. Frequentou a Escola Industrial Carlos Amarante em Braga onde concluiu o curso de Formação de Montador Electricista. Adquiriu formação profissional na área de organização de trabalho e em Julho de 2000 licenciou-se em Sociologia no ISCTE.
Trabalhou inicialmente como operário electricista, esteve na guerra colonial, em Cabinda, entre 1970 e 1972, e é desde 1973 trabalhador da Electromecânica Portuguesa Preh.
Dedicando-se desde o início da sua actividade à defesa dos trabalhadores, foi eleito coodenador da CGTP-IN em Junho de 1986 e é desde Dezembro de 1999 secretário-geral, designação adoptada nesta Central Sindical pela primeira vez.
Em representação da CGTP-IN, é membro do Comité executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e membro do Conselho Económico e Social, onde preside, actualmente, à Comissão Especializada Permanente da Política Económica e Social.
No exercício do seu cargo sindical, tem participado ao longo dos anos em congressos, conferências e colóquios nacionais e internacionais e foi já, também, delegado dos trabalhadores portugueses a conferências anuais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


O secretário-geral da CGTP-IN apresenta a sua obra na UBI
O secretário-geral da CGTP-IN apresenta a sua obra na UBI


Data de publicação: 2007-12-11 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior