Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A &Companhia recebeu os Zig Zag Warriors

Os “Magos” da música vieram à Covilhã

Numa noite gélida de final de Novembro a & Companhia engalanou-se para uma “majestosa” actuação dos Zig Zag Warriors, a dupla de DJ’s constituída por Miguel Quintão (Antena 3) e Zé Pedro (Xutos e Pontapés).

> Fabio Pereira

Avançada já ia a noite, quando as portas da & Companhia se abriram para as dezenas de pessoas que esperavam pela actuação dos Zig Zag Warriors em solo covilhanense. Os Zig Zag Warriors são uma dupla de DJ’s que arrasta multidões e a vinda à Covilhã não foi excepção.
Quando o objectivo é divertir e passar aos outros uma identidade musical, tudo se torna mais fácil pois os Zig Zag Warriors nascem “da cumplicidade de dois amigos e do amor destes pela música”. Para esta dupla de DJ’s lisboeta a linguagem não são as palavras que habitam o mundo, mas a música que o envolve. “Essa sim é a verdadeira linguagem do planeta”, refere Miguel Quintão.
Quem se deslocou à & Companhia não esteve apenas na presença de alguém que está ali para ganhar dinheiro a passar “malhas dançantes”, esteve perante “alguém que lhes quer ensinar algo sobre o que nos diz a música”. Desta forma, “a música não tem apenas o sentido de divertir, já que ela está no mundo como uma forma primordial de comunicar”, diz um dos DJ’s. Nas palavras de Miguel Quintão, “a música é uma coisa pessoal, é algo que se consegue partilhar em conjunto mas que a sentes à tua maneira”.
Pela pista desfilaram as malhas da música independente, aquela que não tem a “trela” presa ao magnânimo império da indústria mundial. Por lá se ouviram nomes como The Klaxons, Digitalism ou mesmo Chemical Brothers. Nomes que são tão comuns para quem já os ouvia antes, como para quem os ouviu pela primeira vez numa actuação de Zig Zag Warriors. Talvez porque a missão de Miguel Quintão e Zé Pedro passe pelo facto de “o pessoal ouvir uns sons novos a que não possam estar habituados, mas que possam vir a estar habituados.” Assim, quem esteve na presença dos Zig Zag Warriors não se divertiu apenas, aprendeu que a música é uma das linguagens do mundo.


A &Companhia recebeu os Zig Zag Warriors
A &Companhia recebeu os Zig Zag Warriors


Data de publicação: 2007-12-11 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior