Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
João Canavilhas é autor da tese de doutoramento sobre webjornalismo

Desafios do webjornalismo

Uma tese de doutoramento, da autoria de João Canavilhas, traça as principais linhas do webjornalismo. O trabalho debruça-se sobre as especificidades de uma área em constante mutação e apresenta a proposta de uma “gramática multimédia”.

> Catarina Rodrigues

“Webnotícia: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW” foi o tema da tese de doutoramento que João Canavilhas, docente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, defendeu no passado dia 28 de Novembro, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca. Trata-se de um trabalho específico sobre webjornalismo, onde são abordadas as novas linguagens e desafios que se apresentam nesta área.
A grande inovação da tese de João Canavilhas assenta na apresentação da proposta de uma “gramática multimédia”. O estudo caracteriza-se ainda por ter conseguido colocar em prática o modelo de webjornalismo defendido, de acordo com as conclusões da investigação, através do jornal on-line Urbi et Orbi.
O júri das provas de doutoramento destacou o conteúdo inovador da tese, a coragem de avaliar uma área em constante mutação, a metodologia utilizada pelo autor e a aplicação prática da investigação realizada. Na parte experimental do trabalho, em que participaram 300 voluntários, foram observadas alterações provocadas em seis aspectos: respostas cognitivas, atitudes face ao conteúdo, percepção de compreensão, satisfação, avaliação e indução emocional. O objectivo seguinte foi desenvolver um modelo que pudesse contrastar com a forma clássica de apresentar notícias. Hipertextualidade, multimedialidade e interactividade apresentam-se neste trabalho como elementos chave do webjornalismo.
Tendo por base o estudo realizado, o docente acredita que “é possível aumentar a percepção da compreensão e a satisfação do utilizador, combinando a hipertextualidade com conteúdos multimédia de diferentes características”. Baseado nestas conclusões, João Canavilhas propõe uma “gramática multimédia”, uma espécie de livro de estilo para webjornais.
A tese de João Canavilhas contou com orientação dos professores Juan Jose Igartua Perosanz, docente na Universidade de Salamanca, e António Fidalgo, docente na UBI. Do júri presidido por Jesus Timóteo Alvarez (Universidad Complutense de Madrid), faziam ainda parte Jose Gomez Isla (Universidad de Salamanca), Ángel Rodríguez Bravo (Universidad Autonoma de Barcelona), Manuel Pinto (Universidade do Minho) e Águeda Simó (UBI). A tese obteve, por unanimidade, a nota máxima “sobresaliente cum laude”.


João Canavilhas é autor da tese de doutoramento sobre webjornalismo
João Canavilhas é autor da tese de doutoramento sobre webjornalismo


Data de publicação: 2007-12-04 01:32:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior