Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 410 de 2007-12-04 |
Confesso que este não é o meu género de leitura preferido, mas senti uma enorme curiosidade em conhecer o livro O Segredo. O livro está a gerar polémica pois para alguns contém uma mensagem muito especial, para outros não passa de mais um livro de auto ajuda. O segredo reúne histórias e testemunhos reais de pessoas que dizem ter transformado profundamente as suas vidas à conta deste “segredo”. Fosse na saúde, nas finanças, nos relacionamentos, na erradicação das doenças, na superação de obstáculos e na conquista de coisas consideradas impossíveis. Se é verdade, como é isto possível?
Segundo a autora do livro, Rhonda Byrne, tudo pode ser alcançado através da Lei da Atracção. “Todos nós lidamos com um poder infinito e guiamo-nos exactamente pelas mesmas leis. As leis naturais do Universo são tão precisas, que não há dificuldade em construir naves espaciais. Podemos enviar pessoas à Lua, marcando a hora do aterragem com a precisão de fracções de segundo. Onde quer que você esteja todos lidamos com um único poder, uma única Lei: a atracção! O Segredo é a lei da atracção! Tudo o que entra na sua vida é você que atrai, por meio das imagens que mantem na sua mente. É o que você está a pensar. Você atrai para si o que estiver a passar na sua mente. "Cada pensamento é uma coisa real — uma força".
A inspiração para O Segredo partiu de The Science of Getting Rich, de Wallace Wattles. Na obra de Wattles, de 1910, está a base do livro O Segredo: a lei da atracção. Wallace Wattles defendia que os pensamentos das pessoas funcionavam como ímanes, ou seja, que os bons pensamentos atraíam prosperidade e os negativos situações desagradáveis. Em menos de duas horas Rhonda leu o livro. Mais tarde pesquisou sobre o assunto e decidiu que tinha de partilhar este segredo.
Este é mais um livro de auto-ajuda, que pode ser útil se não esquecermos que o verdadeiro segredo é viver um dia de cada vez. Para quem não tem nada a perder, este é um bom livro, de leitura rápida e de fácil compreensão.
> segre @ ubi . pt em 2007-12-05 12:49:52
Pululam hoje em dia esses manuais New Age segundo os quais se conhecermos umas leizinhas até agora ocultas, podemos ter uma vida fácil, repleta de prazeres e sem cuidados.
Caia quem quiser nesse conto do vigário. Que os demais recordem os ensinamentos tradicionais de todas as religiões e filosofias dignas desse nome, segundo as quais tudo que tem valor tem de ser adquirido pelo mérito.
Um dos sintomas de dissolução cultural, típicos de épocas como a nossa é o aparecimento dessas distopias enganadoras, que se promovem a fortuna de quem as vende.
Eduardo Segre
Multimédia