Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Gabinete de Estágios da UBI inseriu já 53 ofertas

UBI integra Feira de Emprego

O portal Universia está a promover a primeira Feira Virtual de Emprego. Um evento que decorre até ao próximo dia 14 de Dezembro no ciberespaço. Empresas, instituições de diversas áreas e universidades foram convidadas a participar nesta iniciativa onde a UBI também marca lugar e representa já 35 por cento das ofertas.

> Eduardo Alves

Tem stands de exposição, tem universidades, tem empresas e todas as restantes componentes de um certame. Só não tem um espaço físico, a que acrescem as limitações de espaço e de tempo. Assim é a primeira Feira Virtual de Emprego.
Uma iniciativa a cargo do portal Universia que decorre até ao próximo dia 14 de Dezembro, “num site perto de si”. Esta é uma feira onde dezenas de empresas e outras tantas instituições estão representadas e disponibilizam, através da Internet, as suas ofertas de estágio ou emprego. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora pode aceder o site da feira e consultar as informações das entidades participantes ou integrar diversos workshop’s, conferências on-line e outras actividades paralelas que decorrem naquele espaço multimedia.
Um interacção que passa também pelo utilizador. Os interessados podem também deixar os seus currículos nos diversos “stands” que estão representados no local ou adiantar as suas informações. A UBI foi convidada a participar neste evento e está representada através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. Rogério Palmeiro, responsável por este gabinete, explica que “a UBI decidiu colocar um conjunto de ofertas representativo de todas as áreas. Desta maneira, temos actualmente 53 ofertas de estágio disponibilizadas que vão desde as ciências exactas e engenharias, às artes e letras, passando também pelas ciências sociais e humanas, entre outras”.
Para que se possa aceder a esta feira “o candidato entra no site, navega pelas empresas, estuda as ofertas, deixa o seu currículo no stand virtual da universidade ou concorre directamente às ofertas das empresas”, explica Palmeiro. O mesmo adiantou ao Urbi que “para este tipo de evento decidimos colocar as ofertas com “timmings” mais abertos, isto porque não fomos buscar as ofertas de empresas que precisam candidatos de forma quase imediata, mas sim, propostas que são amplas e têm um limite de tempo mais dilatado”.
As diversas ofertas disponibilizadas pela UBI, neste certame, representam já 35 por cento dos estágios disponibilizados por este tipo de instituições. Um resultado que “espelha o trabalho aqui desenvolvido”. Palmeiro adianta que “a nossa oferta de estágios, do ponto de vista quantitativo, foi atingida. Isto quer dizer que não existe necessidade de estarmos a aumentar o número de ofertas, até porque, isso permite-nos dizer que qualquer pessoa que contacte o gabinete de estágios tem direito a uma oportunidade profissional, a uma experiência no mundo do trabalho”.
Para o futuro “interessa melhorar qualitativamente, a tipologia de ofertas. E isso prende-se com o tempo de estágio, as remunerações, os vínculos com que se fica nessa empresa”, explica Rogério Palmeiro. Neste momento, o balanço do ano está quase a começar a ser feito e “temos cerca de cinco mil ofertas de estágio. Posso também adiantar que só este ano já registámos mais de mil novas inscrições”, reitera.


O Gabinete de Estágios da UBI inseriu já 53 ofertas
O Gabinete de Estágios da UBI inseriu já 53 ofertas


Data de publicação: 2007-12-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior