Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 410 de 2007-12-04 |
Segurança nos meios aéreos
No âmbito da cadeira de Operação de Aeronaves, decorreu no anfiteatro 8.1 uma aula aberta subordinada ao tema “Controlo do Tráfego Aéreo”. O orador convidado foi António Guerra, responsável da NAV- Navegação Aérea Portuguesa.
> André CardosoAntónio Guerra, começou por definir a combinação da componente física do controlo do tráfego aéreo (equipamentos e infra-estruturas ), a componente reguladora (conjunto de regras e procedimentos a ter em linha de conta na aviação) e a parte humana (tarefas de programação e vigilância). O orador esclareceu “que nos primórdios da aviação, os pilotos navegavam essencialmente à vista, através da observação constante das aeronaves”. Segundo o responsável da NAV, “a aviação dos dias de hoje remete para a necessidade do desenvolvimento dos meios aéreos e seus componentes electrónicos”. Equipamentos como o VOR (rádio de sintonia UHF destinado à ajuda da navegação aérea) assume uma enorme importância no que diz respeito à identificação e cobertura dos meios que sobrevoam o território nacional.
Para António Guerra, o panorama da aviação em Portugal não é nada favorável, pois os pilotos e controladores aéreos necessitam de uma especialização constante e da disponibilização de melhores equipamentos para controlar as aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo português. As infra-estruturas dos aeroportos devem ser melhoradas a nível tecnológico, para poder ser feita uma prevenção das condições atmosféricas e também do escoamento dos passageiros no momento do check-in. Para António Guerra, muita coisa deveria ser feita pelo Governo,”pois em vez de se preocuparem com a construção de novos aeroportos, deveriam sim preocupar-se com a manutenção dos já existentes".
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