Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A equipa de Rugby da UBI treina actualmente num dos campos do Complexo Desportivo da Covilhã

Sucesso e dificuldades do Rugby da UBI

O amor à modalidade foram as palavras que mais se ouviram em todos os atletas da equipa de Rugby da UBI. Apesar de todas as dificuldades, o treinador afirma que esta é uma modalidade que se pratica sobretudo com o coração.

> Carla Magalhães

O empenho e a dedicação a somar com os arranhões e algumas cicatrizes dá o resultado de uma modalidade com muitos requisitos técnicos e tácticos que reúne à volta de 30 apaixonados por este desporto.
Este simples cálculo exemplifica na perfeição um desporto, que embora seja pouco conhecido pela academia, é um exemplo de sucesso que leva o nome da Universidade da Beira Interior a todo o lado. Todavia, o amor não chega e cada vez mais a equipa de rugby da UBI começa a ressentir-se da falta de alguns apoios fixos que poderiam melhorar a projecção do grupo.
O projecto conta, actualmente, com apoios específicos do Departamento de Engenharia Têxtil, que coseu os equipamentos, o aluguer da carrinha da Universidade para se puderem deslocar, a AAUBI que está a tratar dos seguros e a Câmara Municipal da Covilhã que cede o campo pelado do Complexo Desportivo da Covilhã. No entanto, o campo pelado que é dividido pela equipa de rugby e duas equipas dos escalões jovens do Sporting da Covilhã demonstram que “já não é mau de todo partilharmos o campo, contudo em termos de gestão de espaço torna-se complicado treinar nestas condições” segundo o treinador do conjunto Paulo Rodrigues.
“Não é que seja impossível fazer um jogo de rugby neste terreno, mas acho que a autarquia provavelmente não quererá receber um torneio de rugby com as condições que temos aqui”, o que segundo o técnico da equipa, este é um desporto para a cidade e “se queremos receber alguém temos que mostrar o que há de bom na Covilhã”.
Apesar de todas as dificuldades, o clube de rugby da UBI rumou em direcção ao torneio de equipas emergentes no estádio nacional organizado pela Federação Portuguesa de Rugby.
A equipa classificou-se num honroso terceiro lugar, onde apenas perderam um jogo com os vencedores da competição a Faculdade de Nutricidade Humana. Um “deporto que se joga mais com a cabeça do que com o físico” permitiu a 18 atletas defrontarem 12 equipas.


A equipa de Rugby da UBI treina actualmente num dos campos do Complexo Desportivo da Covilhã
A equipa de Rugby da UBI treina actualmente num dos campos do Complexo Desportivo da Covilhã


Data de publicação: 2007-12-04 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior