Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Praxe põe estudante tetraplégico

Ministro da Ciência e Ensino Superior apoia vítimas de praxes académicas

> Luís Machado
> Raquel Carvalho
> Liliana Alexandre

Na passada quarta-feira, dia 28 de Novembro, um estudante da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) sofreu um traumatismo vértebro-medular no decorrer de uma actividade de praxe, tendo ficado com tetraplegia (incapacidade de movimentos de pernas e braços). Foi operado ontem de manhã, dia 30 de Novembro, no Hospital dos Covões, na cidade de Coimbra.
Mariano Gago, ministro da Ciência e Ensino Superior, apoiou os estudantes vítimas de acidentes "gravíssimos" sucedidos ultimamente durante praxes académicas e invocou às instituições de ensino superior que recusem a "repetição de práticas absolutamente inaceitáveis". O ministro apelou ainda que as praxes académicas "têm sido fonte repetida de agressões graves e de situações degradantes que não podem deixar indiferente a comunidade académica e que responsabilizam directamente os que as promovem". Face a este caso, que está a preocupar tanto o ministro como as instituições abrangidas, ainda não foi possível apurar a responsabilidade civil e criminal, no entanto, está em vigor um novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), que estabelece a infracção disciplinar pela prática de actos de violência ou coacção física ou psicológica sobre outros estudantes nomeadamente no aspecto das praxes académicas.
De acordo com Carlos Dias, presidente do Conselho Directivo da ESAC "para eles o túnel é uma praxe académica onde são baptizados com bosta dos animais», uma prática que a direcção da escola proibiu, «para evitar atentados à saúde pública», afirma o responsável do Conselho Directivo.


Data de publicação: 2007-12-02 20:08:26
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior