Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 409 de 2007-11-27 |
Encontrado presidente da Associação Académica de Coimbra
Foi eleito o centésimo presidente da Associação Estudantes com maioria absoluta.
> Raquel CarvalhoNo dia 29 de Novembro, o estudante de Economia, André Oliveira foi eleito, como o novo presidente da direcção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), com mais de 60 por cento dos votos.
O primeiro elemento da lista A obteve 2.993 votos, de um total de 4.845 votantes, num universo de cerca de 20 mil estudantes da academia.
Após dois dias de votação (27 e 28 de Novembro), os resultados dão vitória a André Oliveira com 61,78 por cento dos votos, seguida das listas U com 8,09 por cento, F com 5,39 e R com 5,39 por cento.
Este ano votaram menos 2634 estudantes em relação ao ano anterior, registaram-se ainda 500 votos brancos e 107 nulos.
O novo líder mostrou-se animado por ter sido eleito à primeira volta e garantiu que dará prioridade às questões do "emprego, acção social escolar, unidade da academia e da própria AAC". Afirmou ainda que não terá "qualquer problema" em encarar o Governo para lutar pelos interesses da academia e dos estudantes.
André Oliveira revelou que tem uma proposta para alterar o processo de atribuição de bolsas de estudo, indicando ter conhecimento de jovens que não estudam devido a dificuldades económicas. Relativamente às propinas, defende um ensino público gratuito e de qualidade. Considera prioritária a redução do valor máximo das mesmas em vigor na Universidade de Coimbra. "Já que não conseguimos ter uma propina zero, se conseguíssemos reduzir o valor da propina seria uma vitória, pois certamente teríamos mais jovens no ensino superior e cada vez menos abandonavam o ensino por falta de condições económicas", destacou o presidente.
Multimédia