Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 409 de 2007-11-27 |
À procura do centésimo presidente
A presidência da Associação Académica de Coimbra (AAC) vai ser disputada entre os dias 27 e 28 de Novembro. Em 120 anos de história, esta é a centésima eleição de um presidente.
> Luís MachadoSão quatro as listas que se propõem substituir Paulo Fernandes, actual presidente da AAC. André Oliveira da lista A, Manuel Afonso da F, João Catarro da R e Elísio Sousa da U, são os candidatos à sucessão da associação.
André Oliveira foi responsável, há dois anos, pelo pelouro de Desporto da AAC. Para este candidato, o emprego para recém licenciados e atribuição de bolsas de estudo “mais justas”, são alguns dos temas prioritários. Pretende também discutir problemas relacionados com planos curriculares e sobreposição de aulas.
Noutro plano, o candidato da lista F, Manuel Afonso, aluno de Estudos Artísticos e líder do projecto suportado pela Frente de Acção Estudantil, assume uma posição frontal no que se refere às reformas impostas por Bolonha. “Há a necessidade de dar novo alento à luta contra as reformas do Processo de Bolonha e do RJIES”, defende.
A lista liderada por Elísio Sousa, aluno de Psicologia, assume como ponto fulcral a luta contra o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), contestando ainda a acção social escolar “a possibilidade de substituição de bolsas por empréstimos bancários”. Já João Catarro, cabeça da lista R e aluno de Engenharia Civil, dá prioridade ao problema do emprego para recém licenciados, juntamente com a exigência de que o montante pago pelos alunos em propinas “seja investido na melhoria das condições da Universidade”. Esta lista defende ainda uma distribuição “mais justa” dos fundos pelas secções e organismos autónomos da Academia de Coimbra. Estas eleições abrangem um universo de cerca de 22 mil alunos da Universidade de Coimbra.
Multimédia