Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu no Edifício das Engenharias da UBI

“Congresso com projecção internacional”

O Departamento de Engenharia da Universidade da Beira Interior recebeu as conferências Engenharias ’07 – Inovação & Desenvolvimento, que tiveram início no passado dia 21. A quarta edição contou com um número recorde de participantes

> David Baroa
> Mário Matos

Um congresso que se prolongou ao longo de três dias “tem vindo a ganhar cada vez mais projecção a nível nacional e internacional”. Quem o diz é Rosário Calado, presidente da comissão organizadora. O evento, realizado a cada dois anos, é organizado pela Unidade Cientifico-Pedagógica (UCP) de Ciências de Engenharia da UBI, em “estreita” colaboração com o IEEE português e espanhol.
Ao longo do primeiro dia das jornadas foi debatido o método de ensino das Engenharias em Portugal, tendo sido apresentados dois métodos distintos de docência. Por um lado uma visão mais tradicional, por outro, o dinamismo e vantagens inerentes ao uso das novas tecnologias aplicadas ao ensino das disciplinas de Engenharia.
Renato Morgado, professor catedrático da Universidade do Minho (UM), defendeu a necessidade de interacção entre o aluno e docente, num mesmo espaço físico, a fim de tornar a aprendizagem mais consolidada. Esta posição foi contraposta pelas metodologias utilizadas na Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED). Manuel Castro Gil, docente da universidade madrilena expôs as técnicas de ensino à distância e as diferenças relativas ao método tradicional, referindo os resultados positivos já conseguidos na instituição espanhola.
Devido à elevada submissão de artigos, cerca de 230 que superou os 120 da última edição, a organização optou por realizar três sessões plenárias, duas das quais de manhã, dedicadas ao ensino da Engenharia. A discussão prosseguiu depois do almoço, com debates sobre temas das diversas áreas.
Para 2009, à semelhança deste ano, o UCP tentará “cobrir todas as temáticas” existentes na UBI, garantiu Rosário Calado, adiantando que “a tendência será para a abolição de algumas delas que, embora existam na instituição, são demasiado específicas”.

 



O evento decorreu no Edifício das Engenharias da UBI
O evento decorreu no Edifício das Engenharias da UBI


Data de publicação: 2007-11-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior