Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os alunos do Politécnico de Viseu estiveram em greve

Alunos saem à rua

Foi convocada para o dia 26 de Novembro uma manifestação de estudantes no Politécnico de Viseu devido à polémica originada pela organização das eleições.

> Luís Machado
> Raquel Carvalho
> Liliana Alexandre

Os alunos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) sairam à rua como forma de protesto contra o atraso das eleições para a presidência da instituição. Foi a associação de estudantes quem convocou a concentração por considerar que pode estar a gerar-se uma “grave crise institucional”, trazendo algumas consequências para os alunos do mesmo.

No protesto mostraram-se também indignados pelo facto de 25 por cento do financiamento das escolas, incluindo propinas, ir directamente para os cofres do IPV. Por isso, interrogam-se “onde é aplicado todo este dinheiro? Em obras realizadas como o Centro de Artes Cénicas? Para quê? Para apoiar que curso? Que utilização tem tido, para rentabilizar o seu custo de 400 mil euros?”. Reforçam assim esta ideia com o aumento anual das propinas.

Noutro plano, os estudantes queixam-se da exclusão de alunos a tempo parcial e da falta de apoios quer a nível pedagógico quer à própria associação. O Encontro Nacional Direcções Associativas (ENDA), realizado na cidade de Viseu, “trouxe grande prestígio e notabilidade a nível nacional, e que nem resposta obteve por parte do IPV ao pedido de apoio efectuado”.

Destacaram ainda o facto de somente duas escolas disporem de Estatuto de Trabalhador Estudante e concluíram a situação com o polémico caso dos alunos dos PALOP, que não têm direito à Acção Social.


Os alunos do Politécnico de Viseu estiveram em greve
Os alunos do Politécnico de Viseu estiveram em greve


Data de publicação: 2007-11-29 10:48:36
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior