Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 409 de 2007-11-27 |
A ciência na UBI
A Semana da Ciência e Tecnologia na UBI teve como intuito promover a ciência e o intercâmbio entre instituições.
> Raquel CarvalhoPara comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica e divulgar as áreas científicas do Departamento de Química, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, promoveu entre os dias 19 e 25 de Novembro a semana da ciência.
Segundo Paulo Almeida, presidente do Departamento de Química da UBI, “os planos programados visavam diferentes temas nomeadamente actividades experimentais em laboratório, conferências no âmbito da investigação desenvolvida pelos docentes do Departamento, com posterior visita aos respectivos laboratórios onde decorrem os trabalhos referidos”.
O convite foi endereçado às diversas escolas da região, no entanto estas não aderiram ao evento. “Muito possivelmente as escolas não consultaram a página do Ciência Viva atempadamente, porque as actividades foram aí colocadas dentro do prazo requerido”, constatou a organização ao ser confrontada com a falta de adesão por parte das escolas. “Em próximas actividades iremos fazer uma divulgação mais personalizada, para que haja uma maior participação”, refere a organização.
Uma das questões a esclarecer neste projecto era saber que ciência se pratica em Portugal. De acordo com Paulo Almeida, “apesar de ser um País pequeno e atravessar algumas dificuldades económicas, tem vindo a conseguir fixar os seus cientistas”. O mesmo afirma ainda que o País tem vindo a “proporcionar mais e melhores condições de investigação nas mais variadas áreas, reflectindo-se num aumento considerável de publicações científicas em revistas internacionais de bastante prestígio.”
Multimédia