Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A mostra é composta por diversas fotografias da Covilhã

Exposição de fotografia relembra Covilhã antiga

Pedro Galhano, fotógrafo natural da Covilhã, expõe o seu trabalho onde compara a cidade antiga com a actual.

> Gisela Lourenço
> Andreia Graça

De 19 a 30 de Novembro de 2007, o edifício Arte e Cultura da Covilhã acolhe uma exposição sobre Fotografia, intitulada "Paisagem Urbana" de Pedro Galhano.
O fotógrafo adquiriu o gosto pela fotografia aos 18 anos, quando comprou a sua primeira máquina fotográfica e desde então sempre teve uma ligação com a fotografia, fazendo dela a sua principal ocupação. Pedro Galhano, que já colaborou com alguns jornais da região, ausentou-se para trabalhar em várias revistas em Lisboa, mas viu-se obrigado a regressar à Beira Interior quando a sua mulher veio dar aulas para uma escola do Fundão há três anos atrás. “Aqui interessa-me sobretudo mostrar o meu trabalho”, afirma o fotógrafo.
A exposição é considerada por ele, como a apresentação anual da sua obra, que tem como finalidade demonstrar apenas aquilo que mais gosta de fazer ao público interessado. “Não me interessa ter muita gente. A mim, o público que me interessa mais é o da tertúlia, aquele que vem ver e comenta” realça Pedro Galhano. As fotografias apresentadas na exposição fazem um contraste entre a Covilhã de antigamente e a actual, sendo que, o elemento mais retratado na sua obra é a solidão.
Ao partir para Lisboa, o fotógrafo não levou consigo nenhuma fotografia da sua terra natal o que fez com que sentisse a necessidade de fotografar a cidade neve. “As fotos retratam a solidão porque agora sinto-me sozinho, pois nem estou cá nem estou lá (Lisboa). Então, nesta exposição, tentei sempre relacionar uma fotografia do passado com o presente”, diz o fotógrafo. Embora a viver na Covilhã, Pedro Galhano colabora com a revista Espaço e Design, o que o faz fotografar Portugal de norte a sul. O fotógrafo trabalha, também, na área da publicidade.


A mostra é composta por diversas fotografias da Covilhã
A mostra é composta por diversas fotografias da Covilhã


Data de publicação: 2007-11-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior