Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A nona edição da Lan Party do NINF contou com 40 participantes

Computadores atraem 40 entusiastas

A antiga sala de testes da Universidade da Beira Interior foi este fim-de-semana a casa de 40 apaixonados num convívio informático. O Núcleo de Informática (NINF) pretende com a iniciativa continuar com uma tradição que já conta com nove edições.

> Carla Magalhães

A nona edição da Lan Party teve, este ano, como principal novidade a mudança de local, o que agradou a todos os admiradores do convívio informático.
A cedência do espaço foi complicada, contudo a colaboração da universidade neste encontro permitiu um ambiente bem mais quente e acolhedor.
Algumas complicações que já haviam sido advertidas o ano passado persistiram, como a inexistência de chuveiros e de um local para descansarem algumas horas. Requisitos que continuaram a encabeçar a lista de “reclamações” deste evento.
Nas palavras de David Mota “o ideal de uma Lan Party consiste em o pessoal vir, trazer sacos cama e viverem durante uns dias em plena ligação informática.”
Apesar da fraca adesão, a organização não culpa as condições algo negativas, mas sim a falta de verdadeiros apaixonados de jogos e da ligação 24 horas sobre 24 horas a computadores, tal como refere o organizador “não existe uma comunidade informática propriamente dita”.
O sonho do núcleo de informática era uma Lan Party que se pudesse comparar aos eventos de grande nível como os que são organizados, por exemplo, em Évora. Contudo, Miguel Gaspar, membro da organização, resume este evento, com apenas três horas de sono, como “um grande convívio que têm prazer em organizar” e partilha a confissão referindo que “mesmo que saía daqui volto a esta grande reunião porque é daquelas coisas que ficam na memória para sempre.”
Hugo Oliveira, um antigo organizador e contínuo apaixonado deste tipo de eventos mostrou-se contente com a organização e com as actividades desenvolvidas no convívio. Em relação à Lan Party do ano passado o entusiasta referiu que o aspecto que mais lhe agradou foi mesmo o espaço conseguido este ano.
O único contra deste evento, para Hugo Oliveira, foi a divulgação algo limitada, até mesmo pelo facto dos cartazes só terem aparecido na passada quarta-feira à noite e, julga ser por esta mesma razão, que não tenha havido uma maior adesão por parte dos ubianos interessados no evento.
A Lan Party assistiu durante oito edições à rara existência de mulheres neste evento, este ano com verdadeira tristeza por parte dos participantes, Ana Sofia foi a única presença feminina vista na noite de sábado não como participante, mas sim como visitante. Todavia, a visão de que a Lan Party é um evento onde “um monte de homens se reúne para comer, beber e jogar” foi apagada com a explicação e convivência com os entusiastas deste evento.
A única sugestão dos participantes algo ocupados pela interacção informática sucessiva, pareceu ser quando seria a próxima Lan Party e onde.


A nona edição da Lan Party do NINF contou com 40 participantes
A nona edição da Lan Party do NINF contou com 40 participantes


Data de publicação: 2007-11-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior