Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A acção teve lugar no Teatro-Cine da Covilhã

Dia Mundial da Diabetes assinalado com rastreio

No passado dia 14 de Novembro foi comemorado o Dia Mundial da Diabetes, assinalado pelo Núcleo de estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MedUBI, através rastreios gratuitos à população. Uma iniciativa que teve como objectivo aumentar a consciencialização em relação a esta doença que afecta crescentemente a população mundial.

> Vânia Rodrigues

Apelar no sentido de um estilo de vida mais saudável e alertar para os problemas da diabetes constituíram os principais objectivos da MedUBI, no Dia Mundial da Diabetes. A ideia partiu do Departamento de Saúde Pública da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), que pretende sensibilizar os estudantes de Medicina e a população em geral para problemas de saúde pública, impulsionar estratégias de sensibilização para questões de saúde pública e participar activamente na construção de uma sociedade atenta e informada para a problemática da saúde.
“Nós aqui não diagnosticamos nada, o que nós aqui fazemos é ver os valores, mas não podemos dizer, à partida, que a pessoa é diabética. Podemos sim dizer que não é diabética. Desconfiamos apenas quando os valores estão um pouco altos, e nesse caso a pessoa deve dirigir-se a um centro de saúde para realizar mais análises e ter a certeza”, refere Mafalda Araújo, aluna do segundo ano de Medicina da UBI.
Durante a manhã várias pessoas se dirigiram às portas do Teatro Cine, local onde estava a ser realizado o rastreio. O circuito cardiovascular envolvia a picada no dedo para avaliar o resultado da diabetes, e a medição do nível da tensão arterial, e do Índice de Massa Gorda (IMC). “Estas análises servem principalmente para podermos aconselhar e acompanhar as pessoas diabéticas ou não, até porque há pessoas que já o são e vêm cá na mesma”, cita a estudante, acrescentando que “aproveitamos para salientar a importância de manter hábitos saudáveis como a actividade física e a boa alimentação”.
Apesar de ser uma doença hereditária, qualquer pessoa pode vir a sofrer de diabetes, uma enfermidade que está a aumentar e a afectar camadas cada vez mais jovens, devido ao novo estilo de vida contemporâneo. Sede constante e intensa, fome constante e difícil de saciar, comichão no corpo, designadamente nos órgãos genitais, fadiga e visão turva são os sintomas mais visíveis da diabetes.
Além deste teste, a população tinha também ao seu dispor folhetos informativos acerca de bons hábitos a tomar para uma melhor qualidade de vida.


A acção teve lugar no Teatro-Cine da Covilhã
A acção teve lugar no Teatro-Cine da Covilhã


Data de publicação: 2007-11-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior