Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 407 de 2007-11-13 |
Uma subida que vale a pena
Situada numa importante zona da Cidade da Covilhã, a Rua de Ruy Faleiro, é uma das mais importantes, para além duma marcante actividade comercial, esta dá acesso à tão procurada Serra da Estrela.
> Sílvia DieguesA Rua de Ruy Faleiro, inicialmente conhecida como “Carreira Ancha” e mais tarde por “Rua Tenente Valadim”, é hoje uma das ruas mais importantes da Covilhã, dando acesso à Serra da Estrela por uma estrada de curvas e contracurvas.
Ruy Faleiro, foi em tempos remotos uma pessoa notável e continua avivado na memória de todos através desta artéria. Cosmógrafo, conhecido como “grandioso covilhanense”, Ruy Faleiro ficou na história, através da sua dedicação ao estudo da navegação, determinou coordenadas marítimas e geográficas, aplicou instrumentos astrolábios e mediu latitudes e longitudes. Ao não ver o seu talento reconhecido no seu País natal, resolveu ir para Espanha com a sua esposa e com o seu irmão, também ele um conhecido cosmógrafo, para tentar a sua sorte.
A Rua Ruy Faleiro tem início na Praça do Município junto ao Teatro-Cine da Covilhã e termina no Largo de Santa Marinha. Ao longo de todo o percurso podem ser encontrados muitos estabelecimentos comerciais, entre os quais, alguns dos mais antigos da cidade, como é o caso da boutique “Centro da Moda” e da “Livraria Ferrão”, entre outros, uns que sofreram alterações e outros que se mantiveram. Mais recentemente esta rua recebeu uma das mais conceituadas cervejarias portugueses, a “Portugália”.
Este arruamento um pouco estreito, é de grande movimento comercial, e automóvel, pois dá acesso não só à Serra da Estrela, como também ao estádio municipal Santos Pinto, a alguns bairros habitacionais, e em tempos deu passagem ao antigo Hospital da Covilhã. Ao se passear por esta rua, pode-se sentir, o pacato dia-a-dia urbano de uma pequena, mas grande cidade, graças a ilustres pessoas que hoje dão nome às ruas da Covilhã.
Multimédia