Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 407 de 2007-11-13 |
Quarta Parede leva “Contapetes” às escolas
A Quarta Parede está a promover a realização de sessões de contos nas escolas do concelho da Covilhã. Actividades que são orientadas por dois actores de Évora.
> Eduardo AlvesA escola EB 1 / JI de S. Silvestre, a escola EB1 do Rodrigo, a escola EB1 Penedos Altos, a escola EB 2/3 do Tortosendo, a escola EB 2/3 de Teixoso e a escola Secundária Campos Melo recebem, nos dias 15 e 16 de Novembro, as sessões de contos, Contapetes, orientadas por Luís Correia Carmelo e Nuno Coelho, da Trimagisto (Évora).
Um conTApete é um tapete confeccionado exclusivamente em tecido. É concebido a partir de um livro, correspondendo-lhe ao nível do estilo de ilustração e da estrutura narrativa. Um conTApete é sempre um tapete e um livro. Este conTApete é um espaço organizado, uma porção do mundo em miniatura feita de tecido, material tão próximo da criança, associado ao conforto da cama, do colo do adulto afectivamente significativo para a criança, da roupa que aquece e protege. E cada conTApete é a promessa de uma história a descobrir no livro que o acompanha.
Esta promessa de descoberta permite promover a relação criança/livro/adulto: ela cria, na criança, o desejo de ler e oferece, ao adulto, um meio de conduzir a criança na aprendizagem das potencialidades da linguagem oral e escrita, de mediar a relação da criança com o objecto livro e com a leitura.Os ConTApetes (nome original: racontetapis) foram uma ideia de Clothilde Fougeray Hammam, educadora de infância francesa, que desejava criar um instrumento lúdico de mediação da leitura. Foi o seu filho, Eric-Tarak Hammam, quem continuou o seu trabalho e que transmitiu essa técnica a Nuno Coelho e Luís Correia Carmelo da Trimagisto.
Multimédia