Voltar à Página da edicao n. 407 de 2007-11-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As jornadas sobre Retórica contaram com a participação de vários docentes e investigadores

Labcom lança revista de retórica

É o mais recente projecto do Laboratório de Conteúdos On-line (Labcom) da Universidade da Beira Interior. A primeira revista digital de Retórica do País foi apresenta nas jornadas “Questões de Retórica Contemporânea”, e o número zero deverá sair já Janeiro.

> Helder Filipe Prior

Foi “a cereja no topo do bolo” de umas jornadas que voltaram a trazer à UBI alguns investigadores de renome nos campos da Filosofia e das Ciências da Comunicação. Concebida em Setembro por dois investigadores do Labcom, Ivone Ferreira e Marco Oliveira, a primeira revista digital de Retórica do País foi apresentada no dia 9, e assume-se como uma ferramenta eficaz para estudantes e curiosos da disciplina. “Aproveitámos esta ocasião para fazermos o lançamento da revista Rhêtorikê e da Quick Rêthorikê, uma vez que tínhamos reunidos na UBI alguns investigadores de Retórica que irão futuramente colaborar connosco, seja com artigos ou como editores da wiki”, sublinha Ivone Ferreira, responsável pelo projecto. Refira-se que as jornadas “Questões de Retórica Contemporânea”, realizadas no âmbito do projecto “Informação e Persuasão na Web”, marcam o início de uma série de conferências sobre Retórica que o Labcom tem agendado para este ano lectivo. Assim, e no que às jornadas diz respeito, a primeira comunicação do dia esteve a cargo de Maria Carmen de la Cierva. Com um texto intitulado: “Los géneros retóricos desde sus origenes hasta la actualidad”, a docente da Universidade Autónoma de Madrid procurou fazer uma genealogia dos géneros aristotélicos, apresentando uma panorâmica histórica e cronológica destes até aos nossos dias. Posteriormente, seguiram-se as comunicações de Tito Cardoso e Cunha e Américo de Sousa. O professor da UBI ligou os géneros à crítica de cinema, enquanto que Américo de Sousa foi peremptório ao considerar que é impossível acrescentar outro género (neste caso a publicidade) aos três tipos definidos por Aristóteles. Todavia, foi a participação de Manuel Alexandre Júnior, o famoso tradutor dos textos de Aristóteles, que acabou por despertar a maior expectativa junto dos estudiosos de retórica. O docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa discorreu sobre “A Eficácia Retórica: a palavra e a imagem”. O conceituado investigador considera a herança cultural da retórica como um dos maiores contributos do mundo clássico, e acredita que a sua reabilitação como “antiga e nova rainha das ciências humanas” tem vindo a corrigir a noção negativista e enganosa de outrora.
Já Regina Marques encara a retórica como “um saber interdisciplinar”, frisando que “a argumentação não é tudo e nem tudo é argumentação”. Porém, a investigadora da Escola Superior de Educação de Setúbal considera que o Jornalismo deve ir buscar à Retórica práticas argumentativas no sentido de interpretar e narrar melhor os acontecimentos. As conferências chegaram ao fim com a comunicação de Eduardo Camilo sobre “O Estatuto do humor e seus reflexos no discurso”. O docente da UBI fez uma aplicação do humor às partes da retórica e sublinhou que nesta, o humor acaba por ter uma dimensão estratégica implícita.
Refira-se, ainda, que no âmbito do projecto “Informação e Persuasão na Web” a UBI recebe no dia 6 de Dezembro o professor Michael Kochin para falar de credibilidade nos blogues e, em 2008, deslocam-se à Covilhã os professores António Azaustre Galiana, Ian Bogost e Carlos Scolari. O objectivo das jornadas deste ano lectivo é trazer à UBI especialistas de reconhecido mérito internacional e fomentar a colaboração entre o Labcom e outros centros de investigação internacionais. Em Dezembro, os professores António Fidalgo e Paulo Serra rumam à Universidade de Austin nesse sentido.


As jornadas sobre Retórica contaram com a participação de vários docentes e investigadores
As jornadas sobre Retórica contaram com a participação de vários docentes e investigadores


Data de publicação: 2007-11-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior