Voltar à Página da edicao n. 406 de 2007-11-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Federação quer ver os seus atletas nas provas olímpicas

Federação quer atletas nos Jogos Olímpicos

O novo projecto “Brincar com a neve”, apresentado na passada semana, tem como objectivo colocar, em 2014, entre três a seis esquiadores nos Jogos Olímpicos de Inverno.

> Notícias da Covilhã

A Federação Portuguesa de Esqui (FPE) apresentou na passada quinta-feira, 25,, no Comité Olímpico de Portugal, o projecto de fomento desportivo "Brincar na neve é bom", com o objectivo de aumentar a participação lusa nos Jogos Olímpicos de Inverno.
O projecto destina-se a um universo previsto de 100 jovens de idades compreendidas entre os sete e os 10 anos, envolvendo familiares, professores do Ensino Básico, estudantes da Universidade da Beira Interior, elementos da FPE e da Escola Portuguesa de Esqui. "Este é um compromisso que assumimos e que terminará nos Jogos Olímpicos de Inverno. Não vai ser fácil, mas não desistiremos, pois queremos que este projecto produza resultados a médio prazo", refere à Agência Lusa José António Pinho.
O dirigente salienta que a FPE querer apostar "na inovação" com este projecto, cujas inscrições estão já abertas, rompendo com o passado recente da estrutura a que preside desde 2000, que levou à perda da Utilidade Pública Desportiva.
Até aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, a FPE perspectiva desenvolver "um projecto ambicioso e essencial para o futuro" que permita construir uma base de formação e alargar a alta competição em Portugal. "Pensámos ser possível ter dois atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de 2010, em Vancouver. É quase já uma certeza Danny Silva, no esqui de fundo, e poderemos ter outro no esqui alpino. Em 2014, queremos ter de três a seis atletas, divididos pelo esqui de fundo e alpino e pelo snowboard", diz. José António Pinho afirma que, presentemente, já aderiram ao projecto "Brincar na neve é bom" quase três dezenas de crianças, e, apesar de consciente das especificidades próprias dos desportos na neve, revelou confiança na adesão futura e na concretização do objectivo único de detectar jovens talentos.
"É necessário motivar as crianças e queremos que haja mais atletas a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno, que haja atletas à altura da Vanessa Fernandes ou da Rosa Mosa", frisa, acrescentando que a FPE está a negociar um patrocínio, no valor de 20 mil euros.
Para o desenvolvimento deste programa, a FPE realizou uma parceria com uma cadeia de lojas de material desportivo, que vai disponibilizar equipamentos (fatos e botas) para a centena de crianças previstas.
"Brincar na neve é bom" vai desenvolver-se em Novembro e Dezembro em Espanha, na pista coberta de Madrid, e de Janeiro a Março na Serra da Estrela, estando definido que a captação incidirá na região beirã, juntando-se a estes outra metade de jovens provenientes de todo o País. Nos últimos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006, a participação portuguesa resumiu-se a Danny Silva, que teve uma prestação muito modesta no esqui de fundo.
Fausto Marreiros, na patinagem, e Mafalda Queirós Pereira, no esqui, representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagaro (1988), enquanto em Lillehammer (1994), o único atleta nacional foi George Mendes.
Em Calgary, em 1988, registou-se a maior comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos de Inverno, com cinco atletas, todos eles radicados no Canadá, na disciplina de bobsleig: António Reis, João Pires, João Poupada, Jorge Magalhães e Rogério Bernardes.
A primeira vez que um português participou nos Jogos Olímpicos de Inverno reporta-se a 1924, precisamente a primeira edição, com Duarte Espírito Santo a concorrer na prova de esqui.


A Federação quer ver os seus atletas nas provas olímpicas
A Federação quer ver os seus atletas nas provas olímpicas


Data de publicação: 2007-11-06 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior