Voltar à Página da edicao n. 406 de 2007-11-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os agricultores da região pedem mais ajuda ao governo

Agricultura do Interior sem benefícios fiscais

Os agricultores da região estão descontentes com o montante atribuído pelo governo para este sector. Segundo a Associação Distrital de Agricultores, o executivo governamental está a faltar às suas obrigações.

> Notícias da Covilhã

A Associação Distrital de Agricultores do Distrito de Castelo Branco está contra o facto do sector agrícola ter ficado de fora dos benefícios fiscais concedidos pelo Governo às empresas instaladas ou a instalara no Interior. Segundo o presidente da Associação, Mesquita Milheiro, com esta medida o Governo “faz batota” pois “saca aos agricultores” o que é deles.
A Associação diz que vai apresentar o caso ao Ministério da Agricultura, pedindo iguais benefícios fiscais, que contemplam uma redução de 10 a 15 por cento para empresas instaladas e a instalar, mas também neste sector agrícola, que diz a Associação de Agricultores, tem sido sucessivamente penalizado com o aumento de impostos.
Entretanto, para agravar ainda mais o panorama da agricultura no Interior, na passada semana o Ministério da Agricultura impôs restrições a algumas áreas no Pais devido ao vírus da Língua Azul, uma doença exclusivamente animal que não se transmite ao homem, que atinge sobretudo ovinos e outros animais ruminantes.
Na Região Centro as restrições acontecem sobretudo na zona da Raia, nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor, mas também foram impostas nos municípios de Castelo Branco, Proença, Vila Velha de Ródão, Mação e Fundão.
A Doença da Língua Azul já matou, até ao dia 25 de Outubro, dois mil 620 animais.


Os agricultores da região pedem mais ajuda ao governo
Os agricultores da região pedem mais ajuda ao governo


Data de publicação: 2007-11-06 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior