Voltar à Página da edicao n. 406 de 2007-11-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI promove a primeira mostra de curtas-metragens

UBICINEMA 2007 mostra o melhor da universidade

Entre prémios, presenças em festivais internacionais e exaustivo trabalho de docentes e alunos, as notícias sobre a licenciatura de Cinema da Universidade da Beira Interior continuam a surgir em grande ritmo. Desta vez, os responsáveis por aquele curso vão promover a 1ª Mostra de Curtas-Metragens dos Finalistas de Cinema da UBI.

> Eduardo Alves

A primeira mostra de curtas-metragens realizadas por alunos finalistas da licenciatura de cinema da UBI, a única do País, já tem nome. Trata-se da UBICINEMA 2007 e pretende ser um dos eventos marcantes, desta área, na região.
Muitas têm sido as notícias abonatórias que vêm surgindo nos últimos tempos e que dão conta do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e pelos alunos da única licenciatura em Cinema, em Portugal. Desde a conquista de primeiros lugares em festivais e mostras, por parte de alunos que frequentam este curso, até à selecção de trabalhos destes, para mostras e festivais internacionais de renome, muitas são as novidades.
Desta vez, os responsáveis pelo curso prepararam um outro evento que pretende, também ele, dar a conhecer o que de melhor é feito, em termos cinematográficos, na Covilhã.
A UBICINEMA 2007 é a primeira mostra de curtas-metragens que foram realizadas por alunos da UBI e vai decorrer entre os dias 13 e 15 de Novembro, na Cinubiteca (Anfiteatro da Parada), pelas 21.30 horas. Nesse evento serão exibidas curtas-metragens já com percursos relevantes no que se refere à sua selecção para mostras e festivais nacionais e internacionais. É o caso, por exemplo, das curtas “Receita do Sossego”, presente na mostra no Motel X Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, “Indiferente”, integrou a competição oficial no IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem, Fundão, estará no 28th International Cinematographers’ Film Festival “MANAKI BROTHERS”, Bitola-Macedónia, no 5th Zagreb Film Festival, Zagreb-Croácia, no 7th Kara Film Festival – The Karachi International Film Festival, Karachi-Paquistão, e no 28º Fantasporto, Porto) e “O Pesadelo”, que integrou a mostra do Festival de Cinema de Animação Digital de Beja – Animatu.
Mas nem só das curtas-metragens de fim de curso se faz o Cinema dos estudantes da UBI. Assim, no dia 15 de Novembro, pelas 21 horas, ainda na Cinubiteca da UBI, será exibido o filme “Lazarus”, de Filipe Carvalho, que obteve o 1º prémio no Village Xpress - uma competição internacional de curtas-metragens para alunos universitários ou de escolas profissionais, que decorreu em Lisboa, no Cinema São Jorge, de 19 a 22 de Junho, com 44 filmes a concurso. A exibição contará com a presença do director do Village Xpress, que fará a entrega do respectivo prémio.
Refira-se, ainda nesta matéria, a selecção do filme “O fabrico do queijo da Serra da Estrela”, de Cátia Brito, para a mostra extra-concurso do Cine Eco 2007 – 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, em Seia. A mostra será aberta à população em geral, particularmente à que gosta de cinema.


A UBI promove a primeira mostra de curtas-metragens
A UBI promove a primeira mostra de curtas-metragens


Data de publicação: 2007-11-06 00:00:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior