Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Centro Social dos Vales do Rio celebrou o seu 14º aniversário

Centro Social de Vales do Rio cumpre 14 anos

No passado dia 20, festejou-se na freguesia de Vales do Rio o 14º aniversário do Centro Social de Vales do Rio (CSVR). A data foi assinalada com um jantar oferecido a toda a população da freguesia, onde a animação ficou ao encargo d’Os Amigos dos Bombos.

> Carla Laureano

O convívio e o assinalar dos 14 anos do centro social faziam parte dos objectivos principais da festa que no passado dia 20 animou a freguesia de Vales do Rio, no concelho da Covilhã. Uma noite também marcada por boas notícias, que podem vir a representar um ponto de viragem nesta valência. Durante o jantar alguns dos principais responsáveis pela obra discursaram e foi aí que as novidades foram dadas à população.
Há muito que se ambicionava uma transformação no centro social, para que este pudesse acolher os idosos durante a noite e, nas palavras de Domingos Coxo, responsável pela valência, anunciou-se a pretensão de alargar o espaço para que esse desejo se possa tornar realidade. Apesar de este ser um projecto que ainda não tem nada de definitivo, espera-se que até Dezembro seja possível comunicar algo de mais concreto; no entanto, foram já lançados alguns dados relativamente ao número de quartos, que se prevê que sejam de oito a 16.
Outra boa notícia prende-se com o facto de João Casteleira, presidente da Junta de Freguesia de Vales do Rio, ter oferecido um cheque ao centro social, no valor de 1400 euros, com o intuito de ajudar na amortização das suas despesas.
Uma vez que o presidente da Câmara da Covilhã não pôde estar presente, Victor Marques, vereador com o pelouro das freguesias, esteve em sua representação. Este responsável camarário deslocou-se aos Vales para transmitir a ideia de que a câmara sempre apoiou o Centro Social de Vales do Rio e que, sempre que for necessário, será o mais solidária possível para com os seus utentes.
O centro social tem, neste momento, 500 sócios pagantes mas conta apenas com 20 utentes. O presidente do centro, Agostinho Batista, apelou à população para que ponderasse sobre esta situação e que, se alguma família tiver um idoso que necessite de ajuda, o Centro poderá satisfazer as suas necessidades, apenas por 100 euros mensais. De acordo com o seu discurso, as instalações são para ser usadas, para prestar as melhores condições à população. Foi também frisado o facto de o centro se disponibilizar a ir às casas daqueles que não se possam deslocar até lá, e aí ajudar no que for possível.
No geral, muito se agradeceu à população e a todas as associações de Vales do Rio pela ajuda que têm prestado ao centro social e por se mostrarem sempre disponíveis. Segundo as palavras do presidente do centro social, “quando o homem sonha, o mundo pula e avança”; fez-se assim um apelo para que sejam unidos esforços a fim de fazer melhorias na freguesia, para que toda a população saia beneficiada disso.
Para terminar os discursos, explicou-se que, apesar de este ano se ter festejado o aniversário do Centro Social de Vales do Rio no dia 20 de Outubro, a data será mudada para 18 de Março, uma vez que foi nesse dia, no ano de 1993, que foram assinados os primeiros documentos relativos à instituição.


O Centro Social dos Vales do Rio celebrou o seu 14º aniversário
O Centro Social dos Vales do Rio celebrou o seu 14º aniversário


Data de publicação: 2007-10-23 00:35:19
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior