Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Cerca de cinco mil árvores foram plantadas na Estrela

Estrela ganha um milhão de carvalhos

Pela segunda vez realizou-se a campanha “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela”. Na edição deste ano, a Força Aérea Portuguesa deu um contributo de peso com a distribuição das árvores.

> Eduardo Alves

Perto de cinco mil carvalhos foram plantados no passado sábado, 20 de Outubro, na zona do Covão D’Ametade. Esta é já a segunda actividade deste género promovida pela associação Amigos da Serra da Estrela (ASE). Esta organização começou este projecto no ano passado e desde essa altura já foram plantadas cerca de 50 mil árvores. Este sábado, o número foi aumentado com a segunda acção.
Esta iniciativa, que ganha agora uma projecção nacional, graças aos seus seis principais patrocinadores, vai continuar a repetir-se nos próximos tempos. Entre os apoiantes desta iniciativa, destaque para a cadeia de hipermercados Continente e para a revista Visão, que dentro de pouco tempo se prepara para avançar com a iniciativa “Portugal Verde”. Este evento tem como objectivo sensibilizar a população para a importância da floresta, e também, recolher o maior número de sementes para a reflorestação da Serra da estrela”, adianta José Maria Saraiva, um dos responsáveis pela ASE. A iniciativa terá agora divulgação em diferentes hipermercados e junto da Comunicação Social. O “Continente” vai disponibilizar todo o material necessário para a reflorestação e a revista Visão vai promover reportagens semanais sobre esta actividade.
Ao todo, a ASE conta com o apoio directo de 25 entidades. Desde sementes até material utilizado na plantação das sementes e das respectivas árvores, estes promotores têm apoiado “de forma muito positiva”, sublinha o responsável. Este ano, a sessão do último sábado contou com um apoio especial por parte da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Como o projecto visa também reflorestar terrenos onde a acessibilidade é bastante difícil, a FAP cedeu um helicóptero que transportou várias centenas de árvores até juntos dos locais previamente definidos.
Para além de carvalhos, outras espécies autóctones, como a tramaseira e o vidoeiro, foram plantadas. Perto de duzentas pessoas marcaram presença na acção que decorreu durante o passado sábado, na zona do Covão D’Ametade. 


Cerca de cinco mil árvores foram plantadas na Estrela
Cerca de cinco mil árvores foram plantadas na Estrela


Data de publicação: 2007-10-23 00:35:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior