Voltar à Página da edicao n. 402 de 2007-10-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Centro de Saúde de Belmonte presta formação às futuras mães

Centro de saúde forma mães para a amamentação

Comemora-se esta semana, em Portugal, a Semana Mundial da Amamentação. Em Belmonte existe, há já cinco anos, um projecto pioneiro no distrito, no Centro de Saúde local, que ensina às mães o processo de amamentação e a importância que o mesmo tem no futuro dos seus filhos. E que tem dado frutos.

> Notícias da Covilhã

“A maior parte das mães tem muita vontade de amamentar, mas não tem informação nem apoio para ultrapassar as inúmeras dificuldades que surgem durante a prática do aleitamento materno. E por isso desistem facilmente, muitas vezes sentindo-se frustradas e culpadas por não conseguirem amamentar com sucesso”. A frase é da médica Celina Pires, que exerce funções no Centro de Saúde de Belmonte, e onde foi uma das dinamizadoras, em conjunto com um grupo de mães e enfermeiras, de um projecto que dura há já cinco anos e que visa a formação das mães para a amamentação.
Esta semana, em Portugal, até dia 14, comemora-se a Semana Mundial da Amamentação, que em outros países se assinala entre 1 e 7 de Agosto, com o objectivo de mobilizar as pessoas para o potencial que tem uma simples acção: amamentar na primeira hora de vida do bebé pode salvar até um milhão de crianças, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em Belmonte, a sensibilização para a amamentação iniciou-se há já cinco anos, com o objectivo de promover o aumento da taxa e da duração do aleitamento materno. A principal actividade consiste no ensino em grupo, feito às grávidas, durante os dias de consulta de Saúde Materna. Foi elaborado um curso de amamentação constituído por 8 sessões, fizeram-se diapositivos e uma colecção de oito folhetos que cobrem aspectos fundamentais sobre aleitamento materno.
Para Celina Pires, a formação da amamentação “é muito importante”, até porque as jovens mães da actualidade “passaram a sua infância e adolescência sem terem tido oportunidade de ver mulheres mais velhas a amamentar e por isso, não aprenderam, por imitação, os aspectos básicos desta prática”. Segundo esta médica, em Portugal, as recomendações da OMS quanto à duração do aleitamento materno “ainda estão longe de ser cumpridas no nosso País”. A OMS recomenda que as mães dêem o seu leite aos filhos até aos dois anos.
O impacto do trabalho feito no Centro de Saúde de Belmonte será objecto de um estudo, que ainda não está efectuado porque “pretendemos estudar todo o universo de crianças que nasceram nos últimos 5 anos e comparar com um grupo idêntico de outro concelho do País e verificar se existem diferenças estatisticamente significativas” explica Celina Pires. A médica não tem dúvidas que, pelo que tem visto na unidade de saúde, as mamãs belmontenses apostam no aleitamento materno. “Temos imensas mães que amamentaram os seus bebés até aos dois anos” afirma, havendo mesmo na vila a sensibilidade por parte de algumas instituições para esta questão. É o caso de alguns infantários que dispõe de um espaço próprio para que as mães possam dar “a mama” aos seus filhos, onde costumam ira, diariamente, durante a hora de almoço.


O Centro de Saúde de Belmonte presta formação às futuras mães
O Centro de Saúde de Belmonte presta formação às futuras mães


Data de publicação: 2007-10-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior