Voltar à Página da edicao n. 401 de 2007-10-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Carta Educativa do Concelho da Covilhã preve a construção de uma nova escola

Nova escola nasce na ANIL

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, na passada quinta-feira a nova Carta Educativa do Concelho. Um documento onde a maior novidade reside numa escola primária que irá nascer junto ao pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).

> Eduardo Alves

Uma nova escola primária vai ser construída na zona da ANIL. Esta é uma das principais novidades que surgiu da última Assembleia Municipal da Covilhã. Uma reunião onde os consensos voltaram a não estar presentes, sobretudo na hora da votação deste documento que vai orientar os destinos do parque escolar do concelho, nos próximos anos.
Segundo Carlos Pinto, presidente da autarquia, a necessidade da construção desta nova escola está no crescimento populacional que se tem registado nos últimos anos, naquela zona da cidade.
Já José Pinto, deputado do PCP, tem uma leitura completamente contrária. Para o também presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, o aumento de crianças na cidade devem sobretudo “ao encerramento das escolas e jardins-de-infância” nas áreas mais rurais do concelho. O deputado comunista avançou mesmo com o exemplo de Peraboa e da sua freguesia, “a que mais tem crescido nos últimos anos, mas à qual, mesmo assim, querem encerrar o infantário”. Segundo José Pinto, que diz ter recorrido aos números dos censos de 2001, a Boidobra “tem cerca de duas centenas de crianças entre os zero e os quatro anos e perto de 180 entre os cinco e os nove anos de idade”. Razões mais que suficientes para não se encerrarem aquelas estruturas.
O social-democrata que preside à autarquia acabou por dizer que “a Câmara da Covilhã está determinantemente contra o encerramento de qualquer jardim-de-infância no concelho”. Todavia, a carta educativa agora aprovada prevê o encerramento do infantário da Boidobra “por sinalização vinda da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC)”, acrescenta Carlos Pinto. Segundo o presidente da câmara, “o jardim-de-infância da Alâmpada não deveria fechar”. Pinto acrescenta que a “a Câmara da Covilhã opõe-se terminantemente ao encerramento de jardins-de-infância no concelho”.
A bancada do Partido Socialista acabou por aprovar a Carta Educativa, ao contrário do PCP e Bloco de Esquerda. Segundo Hélio Fazendeiro, este documento apenas se resume “à inventariação do actual parque escolar e não rasga horizontes”.


A Carta Educativa do Concelho da Covilhã preve a construção de uma nova escola
A Carta Educativa do Concelho da Covilhã preve a construção de uma nova escola


Data de publicação: 2007-10-09 00:00:45
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior