Voltar à Página da edicao n. 401 de 2007-10-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento sobre o património industrial terá o apoio da presidência portuguesa da União Europeia

Património Industrial em debate

Analisar a importância do património industrial da Covilhã é o principal objectivo das jornadas que a autarquia serrana está a organizar na “cidade neve”. Um evento que decorre na UBI com o apoio da presidência portuguesa da União Europeia.

> Eduardo Alves

A Câmara Municipal da Covilhã é a principal entidade promotora das Conferências Internacionais sobre Património Industrial. Um evento a que está associada a Universidade da Beira Interior e que vai decorrer entre os dias 8 e 11 de Novembro no anfiteatro 8.1., do Edifício das Engenharias.
São vários os tópicos que compõem o programa do evento e também os investigadores e responsáveis desta área, que marcam presença no evento. Desta forma, o programa provisório conta com uma reunião com o eleitos responsáveis pela cultura em Portugal, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, que deverá acontecer dia 8 de Novembro, pelas 18.30 horas, no Salão Nobre da Câmara da Covilhã. A abertura dos trabalhos está agendada para dia 9 de Novembro, às 9 horas. Esta sessão será presidida por Roger Tropeano, presidente des Rencontres. Está também marcada uma actividade paralela, a decorrer pelas 9.30 horas e que conta com uma visita ao Centro Histórico da Covilhã.
As sessões de debate têm início agendado para as 11 horas do dia 9, e começam com “O património industrial europeu e a sua contribuição para o desenvolvimento local”. Um debate que terá a moderação de Mário Cordero, director do departamento museológico da Fundação Fiatoio Rosso, da Itália. José Manuel dos Santos Silva, reitor da UBI apresenta uma comunicação intitulada “A Universidade da Beira Interior e a preservação do património industrial da Covilhã”; Louis Bergeron, presidente honorário do Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial (TICCIH), com a comunicação intitulada “O património da indústria: uma herança comum à escala mundial, um desafio ainda mais frágil das políticas culturais”; José Manuel Lopes Cordeiro, docente da Universidade do Minho e representante do TICCIH em Portugal, com a comunicação intitulada “Património industrial em Portugal” e também José Maria Amado Mendes, professor catedrático da universidade de Coimbra, especialista em património e museologia industrial, que vem falar sobre “O património industrial e os museus”.
Na segunda sessão do dia 9, que tem início previsto para as 15 horas, vai debater-se a temática das “Regiões/cidades europeias – projectos e realizações no âmbito da conservação e reutilização do património industrial”. Um painel que terá a moderação de José Maria Amado Mendes, professor da Universidade de Coimbra e que contará com as intervenções de Eulália i Morral, directora do Centro de Documentário e Museu Têxtil de Terrassa, que vem falar sobre “Conservação e reutilização do património industrial – o caso da Catalunha, Espanha”; Elisa Calado Pinheiro, docente da Universidade da Beira Interior e directora do Museu de Lanifícios da UBI, que vai falar sobre “Património Industrial: políticas e práticas de defesa salvaguarda e musealização – o caso da Covilhã” e também Nuno Teotónio Pereira, arquitecto responsável pelo POLIS Covilhã, que falará sobre “Património industrial, arquitectura e planeamento urbanístico. O programa POLIS na Covilhã”.
Na terceira sessão, agendada para as 16.30 horas o tema central será o da “Divulgação do património industrial. Redes culturais europeias e itinerários culturais”. Esta mesa terá como moderador, José Manuel Lopes Cordeiro, docente da Universidade do Minho e representante do TICCIH em Portugal. Nesta mesa, Maria Teresa Pontois, presidente da Koinetwork, vai falar sobre “O património industrial, um valor comum às políticas locais e europeias na perspectiva do desenvolvimento sustentável”.
No dia 10 de Novembro, os trabalhos serão retomados cerca das 9 horas com uma sessão de abertura intitulada “Cidades Portuguesas: seus projectos de cooperação cultural e intercâmbios”. Na segunda sessão do dia irá ter lugar a apresentação do programa/candidatura “Capital Europeia Cultura”, uma iniciativa que terá como moderador Roger Tropeano, presidente des Rencontres. Nesta sessão vai debater-se “Cidades portuguesas: objectivos gerias da candidatura”. O encerramento dos trabalhos deverá ser feito em conjunto por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e Roger Tropeano.


O evento sobre o património industrial terá o apoio da presidência portuguesa da União Europeia
O evento sobre o património industrial terá o apoio da presidência portuguesa da União Europeia


Data de publicação: 2007-10-09 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior