Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 399 de 2007-09-25 |
Rede nacional de Lojas do Xisto cresce
A Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto (ADXTUR) vai avançar com o alargamento da rede nacional de lojas. Até final do ano, este organismo conta abrir mais uma dezena de estabelecimentos.
> Eduardo AlvesSão dez novas lojas que vão surgir um pouco por todo o País. Até ao final de 2007, os responsáveis pela Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto (ADXTUR) esperam assim dar uma nova vida a este tipo de lojas.
Este tipo de lojas comercializam cerca de 200 produtos, destes, metade provêm de peças artesanais feitas na rede de aldeias do xisto, a outra metade são provenientes da localidade onde a loja é instalada. Este tipo de iniciativa que teve a sua origem na zona do Pinhal, concelho do Fundão, vai agora ganhar projecção nacional. Para já, e depois da reunião dos principais responsáveis pela agência, vão abrir portas, quatro novos estabelecimentos.
Barroca, no concelho do Fundão, Martin Branco, no concelho de Castelo Branco, Pedrógão Pequeno, no concelho da Sertã e Álvaro, no concelho de Oleiros, são as próximas localidades a receber lojas do xisto. Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, em declarações ao jornal Diário XXI, adianta que a abertura destas lojas “é uma prova de sustentabilidade deste projecto”.
O responsável máximo por este organismo deu ainda como exemplo alguns números de uma loja já a funcionar numa freguesia do concelho fundanense, que em três meses facturou mais de sete mil euros. Na lista de produtos mais comercializados estão os agroalimentares e o artesanato. A rede das dez novas lojas vai funcionar um pouco por todo o País em sistema de franchising e existem já propostas para a abertura de estabelecimentos em Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão.
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