Voltar à Página da edicao n. 398 de 2007-09-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A reunião da UNACOBI decorreu na Adega Cooperativa da Covilhã

Adegas analisam produção

Depois de reunidos os membros das adegas que compõem a UNACOBI, é tempo de fazer contas “à vinha” e tentar contabilizar o melhor possível, a quebra de produção esperada para a época de 2007.

> Eduardo Alves

Bidarra Andrade, presidente da Adega Cooperativa da Covilhã e da União de Adegas Cooperativas da Beira Interior (UNACOBI), adiantou ao jornal “Diário XXI”, que os próximos tempos vão ser passados a “realizar um levantamento detalhado” da produção prevista para este ano. Só depois as adegas decidem se avançam ou não com um pedido de calamidade pública, com o qual esperam fazer face à quebra de “entre 60 a 80 por cento da produção”.
O presidente da UNACOBI sublinhou ainda que “seria prematura estar a avançar com decisões finais”. As adegas da Covilhã, Fundão, Pinhel, Vila Franca das Naves e Figueira de Castelo Rodrigo vão agora recolher dados para levar a cabo a elaboração de um relatório. O documento será depois entregue às autoridades competentes.
Nas estimativas das adegas, a produção de uvas para este ano regista quebras entre 60 a 80 por cento nas suas produções. O caso mais grave está na região de Pinhel, onde a cooperativa local adianta que os prejuízos podem cerca aos dois milhões de euros.


A reunião da UNACOBI decorreu na Adega Cooperativa da Covilhã
A reunião da UNACOBI decorreu na Adega Cooperativa da Covilhã


Data de publicação: 2007-09-18 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior